Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Os Anais do I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO AFROCENTRADA trazem os artigos e vídeos referentes a pesquisas e relatos de experiência selecionados e apresentados na edição do evento realizado de 05 a 09 de maio de 2025, nas cidades de Salvador/BA e São Francisco do Conde/BA, e de modo remoto. Esse evento é fruto da parceria entre o Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e do Grupo de Pesquisa Afrocentrar Saúde: ilera Dudu, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O evento contou ainda com a parceria do Laboratório de Educação para Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal de Pernambuco e com o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
O evento emergiu do amadurecimento dos(as) pesquisadores(as), educadores(as) e estudantes quanto a necessidade da construção de conexões e articulações em redes que permitam a compreensão da educação a partir da perspectiva afrocentrada, a contribuição para a consolidação da Lei n.º 10.639/03 e para a construção de ações coletivas acerca de práticas afrocêntricas por meio de diferentes modos de fazer e se constituir enquanto estudantes, pesquisadores(as), educadores(as), ativistas e seres humanos.
Nesta edição, foram submetidos 250 artigos completos e 21 vídeos, sendo aceitos 54 artigos e 03 vídeos para publicação, por atenderem ao objetivo de compartilhamento de pesquisas ou experiências guiadas pelo paradigma da Afrocentricidade. Esses trabalhos foram selecionados através de um processo de revisão por pares duplamente anonimizada (double-blind review). O comitê científico do evento foi coordenado por Ricardo Matheus Benedicto, Suiane Costa Ferreira, Taisa de Sousa Ferreira, Niní Kemba Náyò e Carolina Barros Santos Farias, que organizaram este volume.
O I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO AFROCENTRADA contou com sete áreas temáticas:
ST 01: Afrocentricidade e Experiências Formativas Profissionais e Continuadas
ST 02: Afrocentricidade e o Ensino de Ciências Humanas e Sociais
ST 03: Afrocentricidade e o Ensino de Linguagens e suas tecnologias
ST 04: Afrocentricidade e o Ensino de Ciências Exatas e da Natureza
ST 05: Afrocentricidade na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ST 06: Afrocentricidade e Saúde do Povo Negro
ST 07: Afrocentricidade e Educação Comunitária
O I Congresso Internacional de Educação Afrocentrada constituiu-se como um espaço para congregar pessoas interessadas na construção de possíveis caminhos para autonomia do povo preto. Diante disso, convidamos todas as pessoas a lerem este potente material produzido a partir dos encontros e compartilhamentos que aconteceram ao longo dos dias do evento.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Ricardo Matheus Benedicto - ricardomb@unilab.edu.br
Suiane Costa - sucacosta02@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}