Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR, que teve sua primeira versão em 2000, tem procurado propiciar um espaço de discussão e interação entre professores e estudantes com pesquisas relacionadas às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em filosofia da PUCPR. Na sua primeira edição, no ano 2000, o Congresso abordou a genealogia em Nietzsche e Foucault; na edição de 2002, tratou da Ética contemporânea; em 2004, versou sobre a natureza do Conhecimento; em 2006, debateu o tema: Filósofos e terapeutas em torno da questão da cura. Em 2007, foram tratadas as interconexões entre Mente, Cognição e Linguagem. Entre os dias 04 e 07 de agosto de 2008, o congresso realizou-se em conjunto com III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. Entre os dias 10 a 13 de novembro de 2009, foi realizada a sétima edição do Congresso. Entre os dias 9 e 12 de novembro de 2010, realizou-se o congresso com o título Indivíduo e Cultura. Nos dias 23 a 26 de agosto de 2011, com o tema Ética, Técnica e Natureza, juntamente com o II Colóquio Nacional de Hans Jonas. Em 2012, o Congresso teve como tema “Matéria, linguagem e consciência” e foi realizado entre os dias 29 e 31 de agosto de 2012. Em 2013, a filosofia da mente voltou ao debate; em 2014 o congresso debateu a relação entre filosofia e direitos humanos; em 2015, o Congresso enfrentou os conceitos fundamentais de autores como Kant, Heidegger e Winnicott. Em 2016, o XIV Congresso tratou das relações entre ética, filosofia política e filosofia da psicanálise. Em 2017, o XV Congresso tratou da Fenomenologia da Vida a partir de seus vários autores. Em todos esses anos, o Congresso sempre contou com a ampla participação de estudantes, professores e pesquisadores do Brasil e do exterior, apresentando-se como um momento de referência para a discussão, debate e divulgação de temas e problemas de pesquisa na área de filosofia e ciências humanas.
Entre os objetivos fundamentais do evento estão a realização de debates que apresentam resultados de pesquisas em torno das temáticas propostas, a qualificação e formação de recursos humanos (por meio da apresentação de trabalhos e mini-cursos), bem como a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito acadêmico e institucional. Almeja-se, nesse sentido, contribuir para o fortalecimento político e ético das ciências humanas não apenas no registro epistemológico, mas na estrutura orgânica do ensino e da pesquisa.
O evento contribuirá para o aprofundamento das pesquisas, sobretudo para alunos de pós-graduação e professores da rede básica, na área de Filosofia e das Humanidades em geral, a partir do contato direto, da audição, da apresentação de trabalhos e do intercâmbio com pesquisadores nacionais e internacionais. Além disso, o evento propõe uma divulgação em âmbito nacional e internacional das pesquisas apresentadas e debatidas, através da publicação de cadernos de resumos, de artigos científicos e capítulos de livros. Com isso, contribuir-se-á para a atualização de estudantes, e de professores do ensino superior e do ensino médio, com vistas ao aprofundamento de tópicos sobre filosofia e ciências humanas, conforme a descrição do projeto do evento.
O presente projeto se justifica em função da atualidade da discussão sobre o lugar das ciências humanas na universidade, no ensino médio e sua contribuição para a sociedade em geral, no sentido de consolidar não só um olhar sobre o homem contemporâneo, mas sobre o conhecimento produzido pela Filosofia e pelas demais ciências humanas a respeito dos principais desafios da sociedade atual. O evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de Filosofia e das demais ciências humanas a fim de discutir tais desafios e as interfaces das humanidades com a educação, o ensino, a política, as novas tecnologias e os desafios éticos e ambientais daí derivados. O evento, além de proporcionar e consolidar redes de pesquisa e intercâmbio entre pesquisadores, muito pelo seu caráter transdisciplinar, permitirá uma abordagem das questões propostas envolvendo estudantes, pesquisadores e professores da rede básica de ensino.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Programa de Pós-graduação em Filosofia - PUCPR
secretaria.ppgf@pucpr.br
fone: (41) 3271-2626
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}