A REDE SOCIAL FACEBOOK PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD

Publicado em 28/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-152-9

Título do Trabalho
A REDE SOCIAL FACEBOOK PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD
Autores
  • Ana Paula de Andrade Janz Elias
  • Paulo Martinelli
  • Liliam Maria Born Martinelli
  • Elcio Miguel Prus
Modalidade
Resumo
Área temática
Práticas em educação digital, educação online, blended learning e ensino híbrido
Data de Publicação
28/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/humanitaspucpredu/125060-A-REDE-SOCIAL-FACEBOOK-PROMOVENDO-A-INTEGRACAO-ENTRE-ESTUDANTES-E-PROFESSORES-DE-CURSOS-DE-GRADUACAO-EM-MATEMATIC
ISBN
978-85-5722-152-9
Palavras-Chave
Matemática EAD, Redes Sociais, Programa Nós e a Matemática.
Resumo
As Tecnologias Digitais (TD) inserem-se continuamente no cotidiano das pessoas. Para Winner (1986, p.8), “conscientemente ou inconscientemente, deliberadamente ou inadvertidamente, as sociedades escolhem tecnologias que influenciam, por um longo tempo, as maneiras como as pessoas vão trabalhar, se comunicar, viajar, consumir, e assim por diante”. Desse modo, as ferramentas tecnológicas que têm exercido influência nas relações pessoais e interpessoais são as TD. Percebe-se que em menos de 15 anos, a internet, que tem seu uso diretamente ligado ao termo TD, se faz presente nos processos de intercomunicações e nas ações diárias dos seres humanos (BRITO; SIMONIAN, 2016). Neste viés, as instituições de Ensino Superior, especialmente na modalidade de Educação à Distância, têm a possibilidade de fazer uso desta rede de comunicação para desenvolver atividades, bem como promover a interação entre os estudantes e seus professores. Um desses caminhos é a utilização da rede social Facebook, por meio dos diferentes recursos que a mesma oferece, entre eles as lives que são vídeos transmitidos ao vivo. Em relação ao Facebook, Patricio e Gonçalves (2010, p. 594) pontuam que “é um espaço de encontro, partilha, discussão de ideias e, provavelmente, o mais utilizado entre estudantes universitários”, sendo assim, considera-se como um espaço natural para estes estudantes que contribui para que a aprendizagem ocorra “na medida em que os estudantes interagem, participam, se posicionam, buscam informações e as socializam, refletindo sobre elas, de forma colaborativa, ou seja, com os pares e professores formadores” (TERÇARIOL, BARROS, 2017, p. 19). Destarte colocamos o objetivo de investigar se a utilização da rede social Facebook pode contribuir de forma efetiva para estreitar o relacionamento entre os diferentes atores que compõe os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática numa IES de Curitiba atuante na Educação à Distância, bem como se ela pode impactar nos processos de aprendizagem das diferentes disciplinas ofertadas aos estudantes. Para isto, optou-se pela pesquisa qualitativa, pois, considerando o que foi apontado por Patricio e Gonçalves (2010), temos que “nas pesquisas qualitativas, os sujeitos de estudo não são reduzidos a variáveis isoladas ou a hipóteses, mas vistos como parte de um todo, no seu contexto natural e habitual” (MOTTA, 2012, p.33). Pode-se também considerá-la como estudo de caso, visto que a intenção “vai para além do conhecimento desse valor intrínseco do caso, visando concetualizar, comparar, construir hipóteses ou mesmo teorizar; contudo, o ponto de partida desses processos é a compreensão das particularidades do caso ou dos casos em estudo (AMADO, 2017, p. 126). Destaque-se, enquanto curso de graduação em matemática na modalidade EAD, o uso da ferramenta de live desde o dia 14 de setembro do ano de 2017, a partir da página oficial dos Cursos de Matemática – Licenciatura e Bacharelado - que temos administrado no Facebook, para promover a interação entres os diferentes atores que compõem o quadro do referido curso. As lives têm dois formatos, uma que denominamos de “tira dúvidas”, na qual tratamos de assuntos de conteúdo e convidamos especificamente estudantes que estão cursando as disciplinas que serão abordadas no momento da transmissão. A outra recebeu o nome de “Programa Nós e a Matemática”, nela tratamos de assuntos diversos relacionados ao curso como curiosidades, dicas e notícias. A primeira live transmitida teve um total de 1,5 mil visualizações e os estudantes participaram comentando sobre a qualidade da transmissão, sobre as impressões que tiveram da mesma e dando sugestões de temas para as próximas transmissões. Exemplificamos estas situações a partir de dois comentários: “estou adorando a aula” e “sugestão de tema: como usar os jogos matemáticos no cotidiano de sala de aula”. Conforme as transmissões foram acontecendo, as participações dos estudantes foram sendo mais direcionadas em relação aos conteúdos que estavam estudando e hoje, as maiores participações ao vivo acontecem quando a transmissão é feita pelo “Programa Nós e a Matemática”. Inclusive, na transmissão do dia 25 de setembro de 2018, teve a opção de trabalho com tradução em libras. Salientamos que, enquanto instituição de ensino superior à distância, temos um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) próprio e nele, além de outros recursos disponíveis, aulas são transmitidas, livros são disponibilizados, fóruns são realizados e dúvidas são sanadas no espaço denominado de tutoria. As lives que chamamos de “Tira Dúvidas” tiveram um impacto direto na participação dos alunos em nosso AVA, elas impulsionaram os questionamentos em relação a conteúdos nas tutorias do curso com isto, os professores têm buscado preparar mais materiais para auxiliar os estudantes em suas atividades acadêmicas e a relação entre professores e alunos ficou mais estreita. Percebemos com este trabalho que a utilização das redes sociais, especialmente o Facebook pode contribuir nas atividades pedagógicas desenvolvidas em cursos superiores na modalidade EAD, de forma efetiva e ainda pode tornar o relacionamento entre professores e alunos mais próximo. Porém, ainda estamos em fase inicial em relação a este trabalho e pretendemos dar continuidade ao mesmo para buscar beneficiar os estudantes matriculados nos cursos de Matemática da nossa instituição. Referências AMADO, João; FREIRE, Isabel. O estudo de caso na investigação em educação. In: AMADO, João (coordenação). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. BRITO, Glaucia; SIMONIAN, Michele. Conceitos de tecnologias e currículo: em busca de uma integração. In: HAGEMEYER, Regina Cely de Campos; SÁ, Ricardo Antunes; GABARDO, Cleusa Valério. Diálogos epistemológicos e culturais. Curitiba: W & A Editores, 2016. p.181-202. MOTTA, Marcelo Souza. O Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática no Contexto das Tecnologias Educacionais. 2012. 343 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo. 2012. PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vitor. Facebook: rede social educativa?. I Encontro Internacional TIC e Educação, p. 593-598, 2010. TERÇARIOL, Adriana A.dez L.; BARROS, Daniela M. V. As redes sociais aplicadas à educação: percepções de professores em formação inicial. In: TOREES, Patrícia (Org). Redes e Mídias Sociais. 2. Ed. Curitiba:Appris,2017. WINNER, Langdom. Artefatos têm política. The Whale and the Reactor–A Search for Limits in an Age of High Technology, 1986.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Educação
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Humanitas: Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

ELIAS, Ana Paula de Andrade Janz et al.. A REDE SOCIAL FACEBOOK PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD.. In: Anais do I Congresso Humanitas: Educação. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/125060-A-REDE-SOCIAL-FACEBOOK-PROMOVENDO-A-INTEGRACAO-ENTRE-ESTUDANTES-E-PROFESSORES-DE-CURSOS-DE-GRADUACAO-EM-MATEMATIC. Acesso em: 25/04/2024

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