A TEACHING EXPERIENCE USING THE COMPLETENESS INDEX FOR COMPLETE STREETS IN THE LIGHT OF GEODESIGN FOR THE PAMPULHA REGION - BELO HORIZONTE, BRAZIL.

Publicado em 29/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-381-2

Título do Trabalho
A TEACHING EXPERIENCE USING THE COMPLETENESS INDEX FOR COMPLETE STREETS IN THE LIGHT OF GEODESIGN FOR THE PAMPULHA REGION - BELO HORIZONTE, BRAZIL.
Autores
  • Ashiley Adelaide Rosa
  • Beatriz Maria Fernandes Araujo
  • Felipe Andrade Ferreira
  • Ana Clara Mourão Moura
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Teaching methods in planning using digital Technologies
Data de Publicação
29/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/gdsa2021/410433-a-teaching-experience-using-the-completeness-index-for-complete-streets-in-the-light-of-geodesign-for-the-pampulh
ISBN
978-65-5941-381-2
Palavras-Chave
parâmetros urbanos, qualidade da paisagem, processo de cocriação, geovisualização.
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência metodológica de utilização do Geodesign, como processo e instrumento facilitador da consciência cidadã e do uso de parâmetros urbanísticos alternativos, em uma disciplina do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, sobre planejamento urbano em escala local. Com o objetivo de desenvolver soluções mais adequadas à realidade do território e atentas às práticas contemporâneas de planeamento urbano colaborativo - para e com as pessoas, a abordagem metodológica adotada foi a plataforma virtual brasileira de Geodesign, GISColab. No contexto de um cenário atual de crescimento das cidades orientadas sob a ótica do veículo automotor, da expansão urbana e, por sua vez, da perda progressiva da dimensão humana no espaço urbano, os alunos foram apresentados e estimulados a refletir sobre as diferentes funções da rua e na possibilidade de medir a qualidade urbana a partir de parâmetros alternativos: indicadores de completude. Nesta experiência, ao incorporar recursos tecnológicos de geoinformação, o Geodesign mostrou-se uma ferramenta potencial para a geração de opiniões e tomadas de decisão em relação ao planejamento cocriativo e à experimentação de parâmetros urbanos alternativos no ensino de arquitetura e urbanismo.
Título do Evento
GEODESIGN SOUTH AMERICA 2021
Título dos Anais do Evento
Anais do Geodesign South America: métodos de ensino em planejamento urbano usando tecnologias digitais; estudos de caso da aplicação do geodesign em planejamento, proteção ambiental e patrimônio cultural; e novas tecnologias em planejamento territorial, urbano e ambiental
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSA, Ashiley Adelaide et al.. A TEACHING EXPERIENCE USING THE COMPLETENESS INDEX FOR COMPLETE STREETS IN THE LIGHT OF GEODESIGN FOR THE PAMPULHA REGION - BELO HORIZONTE, BRAZIL... In: Anais do Geodesign South America: métodos de ensino em planejamento urbano usando tecnologias digitais; estudos de caso da aplicação do geodesign em planejamento, proteção ambiental e patrimônio cultural; e novas tecnologias em planejamento territorial, urbano e ambiental. Anais...Palmas(TO) UFT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/gdsa2021/410433-A-TEACHING-EXPERIENCE-USING-THE-COMPLETENESS-INDEX-FOR-COMPLETE-STREETS-IN-THE-LIGHT-OF-GEODESIGN-FOR-THE-PAMPULH. Acesso em: 07/11/2024

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