{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Loading

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Presentation

A pesquisa em engenharia de produção é de grande importância tanto para a comunidade acadêmica quanto para os profissionais. Para a comunidade acadêmica, ela ajuda a avançar na compreensão das operações de fabricação e serviços e fornece insights sobre como planejar, projetar, executar, melhorar e transformá-los. Também é crucial para o desenvolvimento de novas teorias e modelos, que podem ser usados para prever e explicar os resultados da produção e orientar a tomada de decisões. Para os profissionais, a pesquisa em engenharia de produção ajuda a identificar as melhores práticas e técnicas inovadoras para configurar os processos de produção, reduzir o desperdício e aumentar a lucratividade. Ele também pode fornecer recomendações práticas para a implementação de novas tecnologias e ferramentas nos processos de produção e ajudar as empresas a se manterem competitivas em um ambiente de negócios em rápida mudança. Em última análise, a estreita colaboração entre acadêmicos e profissionais na pesquisa de produção ajuda a preencher a lacuna entre teoria e prática e pode levar a melhorias significativas em muitos setores.

A International Foundation for Production Research (IFPR) é a principal comunidade global para pesquisa em engenharia de produção. Foi fundada em 1957 para promover a pesquisa em gestão de produção e operações. O IFPR reúne acadêmicos, pesquisadores e profissionais em todo o mundo para trocar conhecimento e colaborar em pesquisas. O IFPR tem três regiões – Américas, Europa-África-Oriente Médio e Ásia-Pacífico – e organiza uma conferência global a cada dois anos, a International Conference on Production Research (ICPR), o fórum mundial para discutir tudo relacionado à pesquisa em engenharia de produção. No ano de folga do ICPR global, a região das Américas organiza sua conferência, a conferência ICPR Americas.

A primeira versão desta conferência ocorreu em novembro de 2002 em Saint Louis, Missouri, EUA. Desde então, o evento teve mais dez edições. O ICPR Americas tornou-se um importante evento de pesquisa em engenharia de produção nas Américas. É um evento complementar ao International Conference on Production Research (ICPR), mantendo os pesquisadores conectados. O papel fundamental do ICPR Americas é o estabelecimento de relacionamentos contínuos entre participantes de institutos de pesquisa, academia e indústria, bem como a introdução de pesquisadores em início de carreira na divulgação dos tópicos de pesquisa comuns da área.

A décima primeira versão do ICPR Americas ocorreu em Curitiba, Brasil, de 23 a 25 de novembro de 2022, e foi sediada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de Sistemas (PPGEPS) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Pato Branco . Teve recorde de público, principalmente após um período de eventos online por causa da pandemia de COVID-19. Seu tema geral foi "Operações Sustentáveis e Digitalização em PMEs em uma Era Pós-Pandêmica: Desafios e Oportunidades". A principal motivação é que as PMEs predominam na economia nacional dos países, mas possuem restrições de capital, instalações ultrapassadas e baixo desempenho no mercado internacional. Além disso, essas organizações têm dificuldades regionais com infraestrutura e precisam de maior integração com pesquisa, desenvolvimento e instituições de inovação e participação em redes de negócios. Trabalhos que abordam esses problemas e fornecem novos insights, teorias e soluções relacionadas ao tema da conferência foram apresentados em inglês, português e espanhol, uma tradição entre esta comunidade de pesquisa. Este volume inclui trabalhos apresentados em português e espanhol.

O evento teve como palestrantes pesquisadores de renome mundial, entre eles o Prof. Amrik Sohal, da Monash University (“Apoiando as PMEs em sua jornada de Economia Circular: Experiência da Austrália”), o Prof. Afonso Carlos Corrêa Fleury, da Universidade de São Paulo – USP (“ Digitalização e gerenciamento de redes internacionais de manufatura”), Prof. Shimon Y. Nof da Purdue University (“Resiliência e Sustentabilidade de Redes Empresariais Colaborativas: Avanços Recentes e Oportunidades Futuras”), Prof. Miguel Sellitto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (“Caos e complexidade nas redes de PMEs e ecossistemas de inovação: desafios pós-pandemia”), e Prof. Kim Hua Tan da Universidade de Nottingham (“Sustainable Transformative Innovation: New Capabilities for PMEs in a Post-Pandemic Era”).

O evento foi patrocinado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fundação Araucária e Volvo do Brasil S/A.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsible

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná | Campus Pato Branco

Endereço: Via do Conhecimento, Km 01 - Pato Branco - PR

Email: ppgeps-pb@utfpr.edu.br

Telefone: (46) 3220-2586

Site: portal.utfpr.edu.br/pb/ppgeps


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}