{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

A primeira edição do Fórum Nacional de Práticas Inclusivas (FONAPI) foi realizada nos dias 07 e 08 de novembro de 2019, na Universidade Federal do Espírito Santo – Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) – Campus São Mateus. O objetivo do evento foi de intensificar os estudos e desenvolver práticas inovadoras de ensino e aprendizagem na perspectiva inclusiva, a partir de reflexões sobre o cotidiano das salas de aulas e o desenvolvimento de ações que contribuam para o acesso de todas as pessoas nas escolas.

 

O Fórum contou com a presença de pesquisadores que discutiram diversos temas sobre a inclusão escolar do público-alvo da educação especial nas diferentes áreas de conhecimento. Nesse contexto, ressalta-se a importância das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na área da educação especial em escolas da região norte do Espírito Santo e demais territórios que discutem a referida temática.

 

Também foram realizadas palestras e mesas-redondas com temáticas que discutiram a educação inclusiva na perspectiva das práticas pedagógicas. O Fórum foi organizado com apresentações de pesquisas na forma de comunicação oral, nos seguintes grupos de trabalho:

 

GT 01 - Uso de tecnologias e inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial.

GT 02 - Jogos e atividades lúdicas.

GT 03 - Práticas e recursos didáticos.

GT 04 - Política, Direito e formação de professores.

 

Os minicursos apresentados possibilitaram ao público participante do evento entrar em contato com diversos materiais que podem ser produzidos e que tornam o currículo acessível aos estudantes da educação especial. As temáticas abordadas foram:

 

Minicurso 1: Práticas inclusivas no AEE.

Minicurso 2: Práticas inclusivas para estudantes com deficiência intelectual.

Minicurso 3: Práticas inclusivas para estudantes surdos.

Minicurso 4: Produção de material pedagógico com impressora 3D.

 

O evento contou com as parcerias do Instituto Brasil Multicultural, do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense, do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus São Mateus, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus.

 

A seguir, confira nos anais os trabalhos apresentados durante o evento. Esperamos que a leitura deste material contribua para a reflexão dos processos de ensinar e aprender na área da educação especial e possibilite o fazer pedagógico de qualidade que atenda as especificidades e singularidades de aprendizagem dos alunos.

 

Boa leitura!

Rita de Cássia Cristofoleti




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

secretaria@conapi.org


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}