Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
A primeira edição do Fórum
Nacional de Práticas Inclusivas (FONAPI) foi realizada nos dias 07 e 08 de
novembro de 2019, na Universidade Federal do Espírito Santo – Centro
Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) – Campus São Mateus. O objetivo
do evento foi de intensificar os estudos e desenvolver práticas inovadoras de
ensino e aprendizagem na perspectiva inclusiva, a partir de reflexões sobre o
cotidiano das salas de aulas e o desenvolvimento de ações que contribuam para o
acesso de todas as pessoas nas escolas.
O Fórum contou com a presença de
pesquisadores que discutiram diversos temas sobre a inclusão escolar do
público-alvo da educação especial nas diferentes áreas de conhecimento. Nesse
contexto, ressalta-se a importância das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas
na área da educação especial em escolas da região norte do Espírito Santo e
demais territórios que discutem a referida temática.
Também foram realizadas palestras e mesas-redondas
com temáticas que discutiram a educação inclusiva na perspectiva das práticas
pedagógicas. O Fórum foi organizado com apresentações de pesquisas na forma de
comunicação oral, nos seguintes grupos de trabalho:
GT 01 - Uso de tecnologias e inclusão escolar de
alunos público-alvo da educação especial.
GT 02 - Jogos e atividades lúdicas.
GT 03 - Práticas e recursos didáticos.
GT 04 - Política, Direito e formação de
professores.
Os minicursos apresentados possibilitaram ao
público participante do evento entrar em contato com diversos materiais que
podem ser produzidos e que tornam o currículo acessível aos estudantes da
educação especial. As temáticas abordadas foram:
Minicurso 1: Práticas inclusivas no AEE.
Minicurso 2: Práticas inclusivas para estudantes
com deficiência intelectual.
Minicurso 3: Práticas inclusivas para estudantes
surdos.
Minicurso 4: Produção de material pedagógico com
impressora 3D.
O evento contou com as parcerias do Instituto
Brasil Multicultural, do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da
Universidade Estadual do Norte Fluminense, do Instituto Federal do Espírito Santo
– Campus São Mateus, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação
Básica da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus.
A seguir, confira nos anais os trabalhos
apresentados durante o evento. Esperamos que a leitura deste material contribua
para a reflexão dos processos de ensinar e aprender na área da educação
especial e possibilite o fazer pedagógico de qualidade que atenda as
especificidades e singularidades de aprendizagem dos alunos.
Boa leitura!
Rita de Cássia Cristofoleti
{{item.denominacao}} |
Responsável
secretaria@conapi.org
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}