EFEITOS DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DO CAROÇO DO AÇAÍ NAS ALTERAÇOES DO TECIDO ADIPOSO PERIVASCULAR (TAPV) EM CAMUNDONGOS C57BL/6 ALIMENTADOS COM DIETA HIPERLIPÍDICA.

Publicado em 10/02/2025 - ISBN: 978-65-272-1162-4

DOI
10.29327/fisiopat2023.657127  
Título do Trabalho
EFEITOS DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DO CAROÇO DO AÇAÍ NAS ALTERAÇOES DO TECIDO ADIPOSO PERIVASCULAR (TAPV) EM CAMUNDONGOS C57BL/6 ALIMENTADOS COM DIETA HIPERLIPÍDICA.
Autores
  • Anne Caroline Alves Nogueira
  • Matheus Henrique Romão
  • Dafne Lopes Beserra Silva
  • Graziele Freitas de Bem
  • Dayane Teixeira Ognibene
  • Cristiane Aguiar da Costa
  • Angela de Castro Resende
Modalidade
Resumo
Área temática
Doenças Cardiovasculares
Data de Publicação
10/02/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/fisiopat2023/657127-efeitos-do-extrato-hidroalcoolico-do-caroco-do-acai-nas-alteracoes-do-tecido-adiposo-perivascular-(tapv)-em-camun
ISBN
978-65-272-1162-4
Palavras-Chave
Açaí, Sistema Renina-Angiotensina, TAPV.
Resumo
Introdução: O aumento dos índices das doenças cardiovasculares no Brasil está associado a um crescimento da obesidade na população. Anteriormente, o nosso grupo demostrou que o extrato hidroalcoólico do caroço da Euterpe Oleracea Mart. (ASE), popularmente conhecido como açaizeiro, melhora o remodelamento vascular na aorta de camundongos obesos. Tendo em vista que o tecido adiposo perivascular (TAPV) exerce um papel importante na modulação da função e estrutura vascular, e que, a obesidade altera negativamente o perfil secretório do TAPV, nós criamos a hipótese de que o efeito benéfico do ASE, rico em polifenóis pode ser devido a uma modulação do TAPV. Objetivo: Nesse estudo, nós avaliamos o efeito do ASE no TAPV de camundongos C57BL/6 alimentados com uma dieta hiperlipídica, com enfoque nas alterações do sistema renina-angiotensina (SRA), na inflamação e no dano oxidativo. Métodos: O protocolo experimental foi aprovado pelo comitê de ética para o cuidado e uso de animais experimentais do IBRAG (CEUA/002/2020). Sessenta camundongos machos foram divididos em três grupos: Controle (C) que recebeu uma dieta com 10% de lipídios; High-Fat (HF) alimentado com uma dieta hiperlipídica (60% de lipídios) e o grupo HF+ASE alimentado com uma dieta de 60% de lipídios e tratado com ASE (300 mg/kg/dia) por meio de gavagem intragástrica por 12 semanas. Os receptores de angiotensina II (AT1 e AT2), o dano oxidativo e os marcadores inflamatórios, assim como a eNOS e peNOS, foram analisados em homogenato do TAPV por meio de imuno-histoquímica. As diferenças estatísticas entre os grupos analisados foram obtidas através do two way ANOVA, seguido do pós-teste de Turkey. Os resultados foram considerados com diferença significativa quando p=0,05. Resultados: A imunomarcação do TAPV demonstrou um aumento dos receptores AT1R no grupo HF comparado ao grupo controle, o que foi prevenido pelo tratamento com ASE. A dieta hiperlipídica reduziu a marcação de receptores AT2R no grupo HF, quando comparado ao grupo controle, e o tratamento com o ASE normalizou a marcação de AT2, quando comparado ao HF. `O grupo HF demonstrou um aumento na imunomarcação do 8-isoprostano e da NOX4, quando comparado ao grupo controle, o que foi prevenido pelo ASE. Houve uma redução da imunomarcação da eNOS e da eNOS fosforilada (peNOS) no grupo HF, quando comparado ao controle, o que foi prevenido pelo ASE. Além disso, o ASE preveniu o aumento dos marcadores inflamatórios IL-6, TNF- a e MCP-1 no TAPV do grupo HF. Conclusão: O tratamento com o ASE preveniu as alterações do TAPV associadas a obesidade por meio da modulação dos componentes do SRA, dano oxidativo e a inflamação, o que pode constituir uma abordagem farmacológica para o TAPV disfuncional e sua influência negativa sobre o sistema cardiovascular na obesidade.
Título do Evento
II Congresso de Fisiologia e Patologia
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Fisiologia e Patologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

NOGUEIRA, Anne Caroline Alves et al.. EFEITOS DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DO CAROÇO DO AÇAÍ NAS ALTERAÇOES DO TECIDO ADIPOSO PERIVASCULAR (TAPV) EM CAMUNDONGOS C57BL/6 ALIMENTADOS COM DIETA HIPERLIPÍDICA... In: Anais do Congresso de Fisiologia e Patologia. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Fiocruz, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/fisiopat2023/657127-EFEITOS-DO-EXTRATO-HIDROALCOOLICO-DO-CAROCO-DO-ACAI-NAS-ALTERACOES-DO-TECIDO-ADIPOSO-PERIVASCULAR-(TAPV)-EM-CAMUN. Acesso em: 14/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes