CONVITE PARA SE FORMAR PROFESSOR: UMA PRÁTICA PARA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA

Publicado em 06/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-451-3

Título do Trabalho
CONVITE PARA SE FORMAR PROFESSOR: UMA PRÁTICA PARA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Autores
  • Ivan dos Reis Cardoso
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 14: Processos formativos e produção do conhecimento na graduação em pedagogia
Data de Publicação
06/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/fiped2022/516691-convite-para-se-formar-professor--uma-pratica-para-formacao-em-pedagogia
ISBN
978-85-5722-451-3
Palavras-Chave
convite, conhecimentos geográficos, formação em Pedagogia
Resumo
Na área da Educação formal, inclusive nos cursos de graduação, principalmente nas licenciaturas há uma constante busca de alternativas para atividades no processo formativo que viabilizem estratégias criativas e críticas na construção de conhecimentos. Neste trabalho objetiva-se apresentar uma atividade prática realizada em um componente curricular de Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino da Geografia no curso de Pedagogia em Universidade pública do Estado da Bahia; trata-se um uma experiência formativa onde os estudantes, após leitura e discussão sobre as informações em texto intitulado “Convite para inventar um novo professor” (Passini, 2007) são convidados a elaborar um convite, enquanto atividade prática, em gênero textual específico de convite, com mensagem objetiva e direcionada para a formação de professores. Para a elaboração do trabalho, orienta-se que o convite deve ser endereçado para outro estudante da turma, com escolha aleatória e deve abordar aspectos considerados relevantes para a formação de professores que atuarão no ensino fundamental e/ou na coordenação pedagógica. A análise dos textos em convites ocorre a partir de processo metodológico qualitativo, observando a criatividade, as informações apresentadas e as referências citadas. Dos resultados foram registrados aspectos da formação de professores relacionadas às tecnologias da informação; as fontes de pesquisa disponíveis em rede; a capacidade de observação, reflexão e representação espacial; os métodos de ensino; a avaliação das aprendizagens; as diversas linguagens com potencial utilização para abordagens temáticas; a transposição didática; a aprendizagem significativa; a formação leitora; atuação em projetos interdisciplinares; alfabetização cartográfica, dentre outros aspectos, principalmente relacionados aos conhecimentos geográfico.
Título do Evento
FIPED2022
Cidade do Evento
Altamira
Título dos Anais do Evento
XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARDOSO, Ivan dos Reis. CONVITE PARA SE FORMAR PROFESSOR: UMA PRÁTICA PARA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA.. In: XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática. Anais...Altamira(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/fiped2022/516691-CONVITE-PARA-SE-FORMAR-PROFESSOR--UMA-PRATICA-PARA-FORMACAO-EM-PEDAGOGIA. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes