A EXPANSÃO ESCOLAR EM DUQUE DE CAXIAS NO ARQUIVO DA ESCOLA MUNICIAL PROF. ROMEU MENEZES DOS SANTOS (1970-1980)

Publicado em 21/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-679-1

Título do Trabalho
A EXPANSÃO ESCOLAR EM DUQUE DE CAXIAS NO ARQUIVO DA ESCOLA MUNICIAL PROF. ROMEU MENEZES DOS SANTOS (1970-1980)
Autores
  • Fernando Rodrigo dos Santos Silva
Modalidade
ORAL
Área temática
História, Memória e Patrimônio Cultural
Data de Publicação
21/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/favela_universidadeii/506225-a-expansao-escolar-em-duque-de-caxias-no-arquivo-da-escola-municial-prof-romeu-menezes-dos-santos-(1970-1980)
ISBN
978-85-5722-679-1
Palavras-Chave
História da Educação; Duque de Caxias; Processo de Escolarização; Memória
Resumo
O presente artigo é resultado do esforço de pesquisa inicial realizada no arquivo escolar da Escola Municipal Professor Romeu Menezes dos Santos, localizada no bairro Laguna e Dourados, Primeiro Distrito de Duque de Caxias, A motivação para a pesquisa se originou do desejo de criar um Centro de Memória para a unidade escolar em razão da comemoração dos seus 50 anos de fundação, a ser realizada em 2023. A escola é contemporânea do processo de expansão de matrículas escolares de meados do século XX no Estado do Rio de Janeiro. Na década de 1970, a cidade do Rio de Janeiro viveu um processo de expansão de oferta de matrícula ginasial, enquanto Duque de Caxias ainda, buscava ampliar a oferta no ensino primário, substituindo algumas escolas comunitárias municipalizadas. A presente escola surge em 1973 como resultado da extinção de duas escolas comunitárias municipalizadas que funcionavam em uma área de ocupação irregular às margens do Rio Meriti, na Vila Ideal, região central de Duque de Caxias, a saber: E. M Nossa Senhora do Carmo e E. M. Nossa Senhora das Graças. A pesquisa de caráter historiográfico demandou uma abordagem documental a partir do acervo da unidade escolar composto das pastas com documentos das escolas extintas e documentos dos anos iniciais da já mencionada escola, na época denominada E. M. Laguna e Dourados. Ainda nos apoiamos em legislação municipal do período mencionado, além de jornais sob guarda da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Devido ao estudo preliminar já foi possível desfazer algumas ideias que a memória social do bairro havia sedimentado a respeito da escola. O recorte temporal sugerido aborda desde a criação da escola até o fim da gestão do professor que a partir de 2013 passou a ser patrono da unidade escolar.
Título do Evento
II Jornada Científica Favelades Universitáries
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
II Jornada Científica Favelades Universitáries: Independências, Descolonização e Territórios
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Fernando Rodrigo dos Santos. A EXPANSÃO ESCOLAR EM DUQUE DE CAXIAS NO ARQUIVO DA ESCOLA MUNICIAL PROF. ROMEU MENEZES DOS SANTOS (1970-1980).. In: II Jornada Científica Favelades Universitáries: Independências, Descolonização e Territórios. Anais...Rio de Janeiro(RJ) FIOCRUZ e UFRJ, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/favela_universidadeII/506225-A-EXPANSAO-ESCOLAR-EM-DUQUE-DE-CAXIAS-NO-ARQUIVO-DA-ESCOLA-MUNICIAL-PROF-ROMEU-MENEZES-DOS-SANTOS-(1970-1980). Acesso em: 18/03/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes