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Apresentação

A regional Rondônia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-RO), o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR – Campus de Ji-Paraná) e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO – Campus de Ji-Paraná), realizaram de forma concomitante o I Encontro Rondoniense de Educação Matemática (I EREM), o I Congresso de Educação Matemática Amazônico (I CEMA) e o III Fórum Rondoniense de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática (III FRPMat).

Estes eventos ocorreram nos campi da UNIR e do IFRO da cidade de Ji-Paraná/RO, no período de 29 de maio a 01 de junho de 2023, tendo como tema “Tendências pedagógicas: Possibilidades de ensinar e aprender Matemática”, e com o objetivo de promover reflexões sobre os processos de ensinar e aprender Matemática nos diferentes contextos socioculturais, especialmente no escolar, que, por sua vez, nos convida a dialogar com os sujeitos afetos ao ensinar e ao aprender.

A realização do EREM, em sua primeira edição, se constituiu em uma iniciativa da SBEM/RO (triênio 2021-2024), que dentre seus objetivos estavam promover em “até os dois primeiros anos do triênio, realizar o Encontro Estadual de Educação Matemática”.

O CEMA, também em sua primeira edição, foi uma ação promovida pelo PPGEM no atendimento ao objetivo 8 do seu Planejamento Estratégico, consistindo em “realizar evento acadêmico-científico com a finalidade de promover reflexão, socialização de experiência e pesquisa na área de concentração do Programa”.

O FRPMat, na terceira edição, e edições anteriores realizadas em 2004 e 2021, também foi promovido pela SBEM/RO, em ação regional antecedendo ao VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática (FPMat), tendo por objetivo discutir as temáticas relacionadas ao conhecimento matemático, perfil dos/as formadores/as de professores/as e políticas públicas curriculares de formação docente.

O público do evento foi constituído por docentes formadores/as de professores/as; professores/as e alunos/as da Educação Básica; mestrandos/as e licenciandos/as em Matemática e Pedagogia; estudantes universitários indígenas de 36 povos de Rondônia, Mato Grosso, Acre e Sul do Amazonas; além de outras pessoas de áreas afins, interessados/as em dialogar e viabilizar a elaboração de propostas corroborando com a implementação de políticas públicas para o campo da Educação Matemática no Estado de Rondônia.

O evento recebeu 990 inscrições provenientes de 22 estados brasileiros e de três países, sendo realizado de forma híbrida e reunindo palestras, mesas redondas, fóruns, comunicações científicas e apresentações de banners, resultantes de nove resumos expandidos e 53 trabalhos completos, aprovados, totalizando 62 publicações que compõem estes Anais, distribuídos nas seguintes áreas temáticas:

·     Alfabetização e iniciação matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;

·     Avaliação em Educação Matemática;

·     Currículo na Educação Matemática;

·     Dimensões filosóficas, históricas, sociológicas, metodológicas, culturais e políticas na Educação Matemática;

·     Diversidade humana e práticas inclusivas em Educação Matemática;

·     Educação Matemática de Jovens e Adultos;

·     Etnomatemática;

·     Formação continuada de professores que ensinam Matemática;

·     Formação inicial de professores que ensinam Matemática;

·     História da Educação Matemática;

·     Recursos didáticos para a Educação Matemática na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e no Ensino Superior;

·     Resolução de problemas;

·     Tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem matemática.

Ao final do evento, em Assembleia, ficou aprovado que o II EREM será realizado em 2025, na cidade de Ji-Paraná, sob a responsabilidade dos grupos de pesquisa da UNIR: Grupo de Pesquisa em Etnomatemática (GPE), Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (GFOPEM) e Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar (GEPHEME).

Também foi aprovada uma Carta Coletiva resultando do I EREM, I CEMA e III FRPMat, apontando ações a serem desenvolvidas para promover a valorização e formação dos/as professores/as e melhorias do ensino-aprendizagem de Matemática em Rondônia, culminando em 22 propostas e que será entregue as autoridades e instituições educacionais.

Prof. Dr. Emerson da Silva Ribeiro

Prof. Dr. Marlos Gomes de Albuquerque





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Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



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Responsável

I Encontro Rondoniense de Educação Matemática - I EREM 

erem@unir.br


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