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Apresentação
A regional Rondônia da Sociedade Brasileira de
Educação Matemática (SBEM-RO), o Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática (PPGEM) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR – Campus de
Ji-Paraná) e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO – Campus de Ji-Paraná),
realizaram de forma concomitante o I Encontro Rondoniense de Educação
Matemática (I EREM), o I Congresso de Educação Matemática Amazônico
(I CEMA) e o III Fórum Rondoniense de
Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática (III FRPMat).
Estes eventos ocorreram nos campi da UNIR e do IFRO da cidade de Ji-Paraná/RO,
no período de 29 de maio a 01 de junho
de 2023, tendo como tema “Tendências pedagógicas: Possibilidades de ensinar e
aprender Matemática”, e com o objetivo de promover
reflexões sobre os processos de ensinar e aprender Matemática nos diferentes
contextos socioculturais, especialmente no escolar, que, por sua vez, nos
convida a dialogar com os sujeitos afetos ao ensinar e ao aprender.
A
realização do EREM, em sua primeira edição, se constituiu em uma iniciativa da SBEM/RO
(triênio 2021-2024), que dentre seus objetivos estavam promover em “até os dois primeiros anos do triênio,
realizar o Encontro Estadual de Educação Matemática”.
O
CEMA, também em sua primeira edição, foi uma ação promovida pelo PPGEM no
atendimento ao objetivo 8 do seu Planejamento
Estratégico, consistindo em “realizar
evento acadêmico-científico com a finalidade de promover reflexão, socialização
de experiência e pesquisa na área de concentração do Programa”.
O FRPMat, na terceira
edição, e edições anteriores realizadas em 2004 e 2021, também foi promovido
pela SBEM/RO,
em ação regional antecedendo ao VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática (FPMat), tendo por objetivo discutir as
temáticas relacionadas ao conhecimento matemático, perfil dos/as formadores/as
de professores/as e políticas públicas curriculares de formação docente.
O
público do evento foi constituído por docentes formadores/as de professores/as;
professores/as e alunos/as da Educação Básica; mestrandos/as e licenciandos/as
em Matemática e Pedagogia; estudantes universitários indígenas de 36 povos de
Rondônia, Mato Grosso, Acre e Sul do Amazonas; além de outras pessoas de áreas
afins, interessados/as em dialogar e viabilizar a elaboração de propostas
corroborando com a implementação de políticas públicas para o campo da Educação
Matemática no Estado de Rondônia.
O
evento recebeu 990 inscrições provenientes de 22 estados brasileiros e de três
países, sendo realizado de forma híbrida e reunindo palestras, mesas redondas,
fóruns, comunicações científicas e apresentações de banners, resultantes de nove
resumos expandidos e 53 trabalhos completos, aprovados, totalizando 62
publicações que compõem estes Anais, distribuídos nas seguintes áreas
temáticas:
· Alfabetização e
iniciação matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino
Fundamental;
· Avaliação em
Educação Matemática;
· Currículo na
Educação Matemática;
· Dimensões
filosóficas, históricas, sociológicas, metodológicas, culturais e políticas na
Educação Matemática;
· Diversidade humana
e práticas inclusivas em Educação Matemática;
· Educação Matemática
de Jovens e Adultos;
· Etnomatemática;
· Formação continuada
de professores que ensinam Matemática;
· Formação inicial de
professores que ensinam Matemática;
· História da
Educação Matemática;
· Recursos didáticos
para a Educação Matemática na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino
Médio e no Ensino Superior;
· Resolução de
problemas;
· Tecnologias
digitais no ensino e na aprendizagem matemática.
Ao
final do evento, em Assembleia, ficou aprovado que o II EREM será realizado em
2025, na cidade de Ji-Paraná, sob a responsabilidade dos grupos de pesquisa da
UNIR: Grupo de Pesquisa em Etnomatemática (GPE), Grupo Rondoniense de Estudos e
Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (GFOPEM) e Grupo de
Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar (GEPHEME).
Também foi aprovada uma Carta Coletiva resultando do I EREM, I CEMA e III FRPMat, apontando ações a serem desenvolvidas para promover a valorização e formação dos/as professores/as e melhorias do ensino-aprendizagem de Matemática em Rondônia, culminando em 22 propostas e que será entregue as autoridades e instituições educacionais.
Prof. Dr. Emerson da Silva Ribeiro
Prof. Dr. Marlos Gomes de Albuquerque
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Responsável
I Encontro Rondoniense de Educação Matemática - I EREM
erem@unir.br
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