{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O XI ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA ocorreu em Curitiba, entre os dias 12 e 14 de outubro de 2025, na sede do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, no campus Rebouças.

Promovido pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA (SBEnBIO), o evento contou com o fomento da FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA, operação financeira da FUNPAR e colaboração do Setor de Educação da UFPR. A comissão organizadora e a programação contou, também, com o apoio do pessoal e estrutura do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), do Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), do Centro Acadêmico de Estudos Biológicos (CAEB), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica (GEPACT) e do Paraná Faz Ciência (iniciativa do governo do Estado integrante dos NAPI – Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação).

Em 2025, o EREBio Sul retornou à cidade e à instituição onde sua história começou, ainda em 2005. Duas décadas depois, o evento celebrou sua trajetória com o tema “Vozes do Sul educador: 20 anos de histórias, memórias e resistências”. Com uma rica programação, o encontro resgatou e celebrou as raízes da Regional 3 (RS/SC/PR) da SBEnBio, divulgando e enaltecendo a diversidade nas produções científicas da comunidade acadêmica e escolar que educa em Ciências e ensina Biologia.

No primeiro dia, o EREBio Sul brindou seus participantes com uma exposição de totens que contavam a história do evento, uma solenidade de abertura emocionante, com cultura e arte, lançamento de livros e bate-papos com diversos grupos de pesquisa da região. 

A fala de abertura do evento foi de celebração: as decanas de SBEnBio e EREBio, Christiane Gioppo (Paraná), Maria Cristina Pansera de Araújo (Rio Grande do Sul) e Adriana Mohr (Santa Catarina) compartilharam os “Ecos e histórias do ensino de Biologia no Sul do Brasil”, mediadas pela atual diretora da Regional 3 da SBEnBio,  Sandra Maria Wirzbicki.

Nos dois dias que seguiram, foram apresentados os trabalhos acadêmicos nas modalidades de relatos de pesquisa, relatos de experiência e materiais educacionais, além de ministrados sete minicursos e vivenciadas inúmeras atividades na arena lúdica. Entre as atrações, estiveram presentes museus itinerantes (da Polícia Científica do Paraná, o Museu de Ciências Naturais da UFPR e o LabMóvel ZikaBus), projetos de extensão e escolares (Ciência Interativa, Genética tem cor, Clube de Foguetemodelismo de Curitiba), o Núcleo de Estudos em Hip-hop da UFPR (conduzindo uma batalha de rap sobre conhecimentos biológicos) e apresentada uma sessão de cinema com um curta-metragem Jeguatá-Xirê, premiado no festival de Gramado.

Outras três conferências, intituladas “Estações”, também ocorreram. Na estação 1, Alan Alves Brito (UFRGS), Claudemira Vieira Gusmão Lopes (UFPR) e Simone Ribeiro (Educação Básica – Florianópolis/SC) ocuparam-se de pensar “Contra o silêncio: o giro decolonial e educação em Ciências e Biologia”, mediados pela professora da casa, Patrícia Barbosa Pereira (UFPR). No mesmo dia, o professor Leonir Lorenzetti, também da UFPR, conduziu a estação 2, intitulada “Educação se faz em coro: as vozes da educação em Ciências e a Biologia em espaços e práticas não escolares”. Palestraram a respeito os professores Carlos Danilo Pires (Educação Básica – São José/SC), Giselle Christina Corrêa (NAPI Paraná Faz Ciência) e Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A terceira estação tratou das “Vozes transcritas: as revistas, os artigos e os saberes”, e foi conduzida pelo presidente em exercício da SBEnBio, professor Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba (UEMG). O debate se deu entre os colegas Marcelo Lambach (UTFPR), Iône Inês Pinsson Slongo (UFFS/SC) e Eliane Gonçalves dos Santos (UNIJUÍ).

Sete potentes minicursos consolidaram os conhecimentos gerados e em discussão em cada um dos eixos temáticos do evento: no eixo 1 (Currículos de Ciências e Biologia: histórias e políticas educacionais), a professora da Educação Básica Narjara Zimmermann apresentou “Vivências e práticas a partir das relações entre local e global: tessituras possíveis no currículo de Ciências”; no eixo 2 (Estratégias, materiais e recursos didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia), as professoras parceiras Anelise Grünfeld de Luca e Sandra Aparecida dos Santos contaram “As histórias que ensinam Ciências - Biologia e Química - uma forma de aprender”; no eixo 3 (Formação docente em Ciências e Biologia) a pesquisadora Marilisa Hoffmann produziu um “Clima de histórias: construindo (auto)narrativas sobre as vivências das mudanças climáticas na formação docente”; no eixo 4 (Linguagens e culturas no ensino de Ciências e Biologia) foi a vez do professor Carlos Alberto Magalhães Junior apresentar “Ciência e Cultura: explorando diversas linguagens”; no eixo 5 (Divulgação científica e ensino de Ciências e Biologia em espaços não escolares) ficou claro que “A próxima pandemia está sendo construída hoje: Crise climática e intersecções com a saúde única”, com a fala da pesquisadora e divulgadora Mellanie Fontes Dutra da Silva; no eixo 6 (Ensino de Ciências e Biologia, questões socioambientais e de saúde) a educadora ambiental Valéria Ghisloti Iared conduziu a “Walking ethnography na Educação Ambiental para pensar novos mundos no Capitaloceno”; e, por fim, no eixo 7 (Inclusão e interseccionalidades no ensino de Ciências e Biologia) descobrimos “O que nos dizem as epistemólogas feministas da ciência? Olhares para as pesquisas e o ensino de Biologia”, a partir do conhecimento compartilhado pela professora Bettina Heerdt.

O fechamento do evento - ou desembarque da viagem, após a viagem pelas estações - ficou por conta do coordenador geral, professor da UFPR, Marcelo Valério, que conduziu a mesa “(Mal)ditos e (des)feitos: as políticas públicas e o futuro da educação básica”. Nela, Cadidja Coutinho (UFSM), Rodrigo Diego de Souza (UFSC) e Valéria Brumato Regina Fornarazi (UEM) desvelaram as origens das atuais políticas públicas educacionais na escola e na universidade, problematizando o futuro da educação científica e do ensino de biologia nos estados do sul e para além.

Para acolher as 320 submissões, o EREBio Sul 2025 contou com quase uma centena de avaliadores, que aprovaram 313 trabalhos – dos quais, 296 foram apresentados presencialmente. Os 71 com maiores notas foram convidados a serem ampliados por seus autores e se submeterem, como trabalhos completos, aos dossiês das revistas parceiras do evento: Contexto & Educação, Insignare Scientia e Vitruvian Cogitationes. A programação contou, ainda, com 30 convidados, entre mediadores, palestrantes e ministrantes de minicursos. No total, credenciaram-se e participaram do evento 465 pessoas, representando um contingente de 730 autores.

As apresentações artísticas ficaram a cargo da Orquestra do Departamento de Artes da UFPR, na abertura, e dos musicistas Rafael Magalhães Oliveira (piano) e Mairim Boza Monteiro (voz), estudantes do Curso de Artes, da UFPR, no encerramento.

Esta foi a programação que fez da décima primeira edição do Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia uma experiência formativa memorável, consolidando o evento como o principal espaço para reflexão e discussão sobre a formação e as práticas de ensino em Ciências e Biologia no sul do país.

Ainda que os resultados desses dias se eternizem nas reflexões e práticas de quem participou do XI EREBio Sul 2025, estes anais registram as 225 pesquisas, experiências e/ou materiais que, agora, devem mover a comunidade da educação científica e do ensino de biologia no sul e para além de nossas fronteiras.

Bons estudos.

Comissão Organizadora do XI EREBio Sul - 2025




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

ASSOCIACAO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA - SBEnBio

CNPJ: 03.010.440/0001-18

Logradouro: Rua Poetiza Colombina, 613

Bairro: Jardim Bonfiglioli, São Paulo, SP

CEP: 05.593-011


sbenbio03@gmail.com 

SEÇÃO REGIONAL 3 - SUL 

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

Paraná


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}