INTERCAMBIALIDADE DOS MEDICAMENTOS TYFLEN® E TYLENOL®: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PONTO DE VISTA DE PACIENTES RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL – PARÁ.

Publicado em 03/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-327-1

Título do Trabalho
INTERCAMBIALIDADE DOS MEDICAMENTOS TYFLEN® E TYLENOL®: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PONTO DE VISTA DE PACIENTES RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL – PARÁ.
Autores
  • Amanda Caroline Miranda Fernandes
  • Alan Victor Paiva Vieira
  • Rafaela Carvalho
  • Alana Paula Barros Silva
  • Manoela Maria Pereira Pantoja
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
SUSTENTABILIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Data de Publicação
03/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epefec2/224518-intercambialidade-dos-medicamentos-tyflen%ae-e-tylenol%ae--um-estudo-de-caso-sobre-o-ponto-de-vista-de-pacientes-resi
ISBN
978-85-5722-327-1
Palavras-Chave
Medicamento referência, Medicamento similar, Intercambialidade de medicamentos, Biodisponibilidade.
Resumo
Os medicamentos de referência e similar ainda são um grande tabu meio a discussões por falta de informações necessárias muitas das vezes sobre a qualidade de ambos, biodisponibilidade, forma farmacêutica, quantidade de princípio ativo, entre outras dúvidas frequentes e tanto quanto populares e comuns. As dúvidas são diretamente proporcionais às informações que são ignoradas na rotulagem e bula do medicamento e que estão justamente para que o paciente esteja mais próximo e informado ao processo terapêutico realizado mediante o tratamento necessário. Analisar, portanto, as opiniões de residentes no município de Castanhal – Pará mediante a qualidade e função terapêutica dos medicamentos Tyflen® e Tylenol®, respectivamente medicamentos similar e referência, tendo o paracetamol como princípio ativo. A análise foi feita por meio de pesquisa de campo por método qualitativo e quantitativo através de um questionário aplicado para 100 pessoas com 8 perguntas objetivas e subjetivas, de forma presencial. Os dados foram analisados e taxados através de porcentagem, onde percebe-se que 54% dos entrevistados costumam se automedicar com paracetamol, sendo a frequência muito relativa a intensidade da dor. Dos entrevistados, 45% alegam saber a diferença entre medicamento similar e referência, porém 38% afirmam utilizar mais o Tylenol® por achar que o mesmo possui maior efeito terapêutico. 65% apontam conhecer ambos os medicamentos de forma comercial, em contrapartida apenas 3% compram o Tyflen® quando precisam se medicar com paracetamol, mas os mesmos 65% acreditam que não há diferença terapêutica entre os medicamentos analisados. Mesmo com a baixa compra do medicamento similar Tyflen®, 67% afirmam comprar com frequência tanto medicamento similar quanto referência, sendo que 38% escolhem o Tylenol® no ato da compra do medicamento. Os dados retirados da pesquisa mostram ambiguidades nas respostas, uma vez que a maioria dos entrevistados mesmo alegando conhecimento sobre a diferença entre medicamentos similares e referência ainda preferem utilizar o medicamento de referência por achar que o mesmo possui melhor efeito terapêutico do que o medicamento similar. Entende-se que há falta de informação diante do tema e um falso conhecimento em relação a biodisponibilidade dos medicamentos analisados. Há uma necessidade urgente de estimular o atendimento clínico e informacional no ato da compra de Medicamentos Isentos de Prescrição no balcão de drogarias com a finalidade de amenizar os tabus existentes sobre o tema.
Título do Evento
II ENCONTRO DE PESQUISA E II MOSTRA DE EXTENSÃO DA FACULDADE ESTÁCIO DE CASTANHAL
Cidade do Evento
Castanhal
Título dos Anais do Evento
Anais do II Encontro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Estácio de Castanhal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Amanda Caroline Miranda et al.. INTERCAMBIALIDADE DOS MEDICAMENTOS TYFLEN® E TYLENOL®: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PONTO DE VISTA DE PACIENTES RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL – PARÁ... In: Anais do II Encontro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Estácio de Castanhal. Anais...Castanhal(PA) Faculdade Estácio Castanhal, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epefec2/224518-INTERCAMBIALIDADE-DOS-MEDICAMENTOS-TYFLEN%ae-E-TYLENOL%ae--UM-ESTUDO-DE-CASO-SOBRE-O-PONTO-DE-VISTA-DE-PACIENTES-RESI. Acesso em: 11/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes