TRAJETÓRIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FACULDADE ESTÁCIO CASTANHAL: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO PRODUZIDOS NA LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA NOS ANOS DE 2015 A 2017

Publicado em 17/01/2019 - ISBN: 978-85-5722-181-9

DOI
10.29327/15227.1-5  
Título do Trabalho
TRAJETÓRIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FACULDADE ESTÁCIO CASTANHAL: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO PRODUZIDOS NA LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA NOS ANOS DE 2015 A 2017
Autores
  • GIORDANA TAINÁ BORGES FARIAS
  • CAROLLINE SEPTIMIO
Modalidade
RESUMO EXPANDIDO
Área temática
METODOLOGIA DE PESQUISA E PROCESSOS EDUCACIONAIS
Data de Publicação
17/01/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epefec/134871-trajetoria-da-pesquisa-cientifica-na-faculdade-estacio-castanhal---uma-analise-dos-trabalhos-de-conclusao-de-curs
ISBN
978-85-5722-181-9
Palavras-Chave
Pesquisa científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Pedagogia.
Resumo
A pesquisa científica tem relevante importância para o cenário acadêmico e influencia a formação de profissionais. Busca-se no ensino superior não apenas o aprendizado teórico, mas uma reflexão crítica acerca dos problemas sociais enfrentados. Sabe-se que no processo de pesquisa são questionados os saberes e situações contemporâneas, relacionando esses saberes, estabelecendo conhecimentos novos e sugerindo o advento de novas alternativas (DEMO, 2006). De acordo Teixeira (2012), a universidade deixa de cumprir seu papel quando não produz o conhecimento científico e pode ser suprimida do sistema caso não atenda as demandas do mundo globalizado, que por sua vez requer profissionais atuantes a nível local com pensamentos universais. Desse modo, o Trabalho de Conclusão de Curso- (TCC), como um ramo da pesquisa acadêmica, consiste na produção de conhecimentos e experiências formativas em que o aluno se relaciona com diferentes pontos de vista e com estudos realizados anteriormente. Os trabalhos desenvolvidos dentro de faculdades e universidades precisam oferecer condições, criar diferentes visões diante do problema pesquisado e buscar respostas que concretizem uma reflexão epistemológica e conceitual (PEREIRA e SILVA, 2016). Partindo do exposto, os discentes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, envolvidos no Projeto de Iniciação Científica ofertado atualmente pela Faculdade Estácio Castanhal, interessaram-se pelo problema do desenvolvimento da pesquisa no âmbito da Faculdade. Para tanto, direcionaram-se aos TCC do curso de Pedagogia (implementado pela instituição desde 2010, sendo esta ainda a antiga Faculdade de Castanhal- FCAT). A pesquisa tem por objetivo geral analisar as contribuições dos TCC produzidos no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no período de 2015 a 2017 para o desenvolvimento da pesquisa científica da Instituição. Como objetivos específicos foram apontados: a) investigar se as problemáticas levantadas, objetivos traçados e enfoques metodológicos trabalhados nos TCC são consoantes aos resultados alcançados em cada pesquisa; b) refletir acerca da relevância das pesquisas realizadas por meio dos TCC nos contextos acadêmico, científico e social do município de Castanhal. Para tanto, a metodologia adotada é o estudo de caso na Faculdade Estácio no município de Castanhal – Pará, nas dependências do Bloco I na biblioteca da instituição, ocorrendo com a colaboração da coordenação pedagógica do curso. Com enfoque quali-quantitativo, a pesquisa foi divida nas seguintes etapas: 1- Investigação dos principais autores que discutem o tema da pesquisa, fazendo levantamento de um referencial teórico; 2- Análise dos TCC produzidos no período de 2015 a 2017 do curso de Pedagogia da Instituição. Após essas duas etapas, far-se-á a organização, análise e classificação de dados para a elaboração e apresentação dos resultados. Os resultados parcialmente obtidos até o momento das atividades da pesquisa correspondem aos meses de agosto a outubro de 2018. De acordo com a metodologia e o cronograma das atividades da pesquisa, a primeira etapa encontra-se em andamento, a saber, o levantamento teórico acerca da importância da pesquisa no ensino superior e, mais especificamente, das publicações (artigos, dissertações e teses) que abordem a relevância dos TCC no fomento à pesquisa no âmbito da graduação. A segunda etapa da investigação está sendo realizada através de relatórios contendo o quantitativo de alguns TCC, organizados por período de publicação. Espera-se que ao longo desta pesquisa todos os demais objetivos sejam alcançados, resultando e contribuindo para disseminação e a valorização das práticas de pesquisa cientifica em todo o âmbito acadêmico e social.
Título do Evento
ENCONTRO DE PESQUISA E MOSTRA DE EXTENSÃO DA FACULDADE ESTÁCIO DE CASTANHAL
Cidade do Evento
Castanhal
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro de Pesquisa e Mostra de Extensão da Faculdade Estácio de Castanhal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

FARIAS, GIORDANA TAINÁ BORGES; SEPTIMIO, CAROLLINE. TRAJETÓRIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FACULDADE ESTÁCIO CASTANHAL: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO PRODUZIDOS NA LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA NOS ANOS DE 2015 A 2017.. In: Anais do Encontro de Pesquisa e Mostra de Extensão da Faculdade Estácio de Castanhal. Anais...Castanhal(PA) Faculdade Estácio de Castanhal, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epefec/134871-TRAJETORIA-DA-PESQUISA-CIENTIFICA-NA-FACULDADE-ESTACIO-CASTANHAL---UMA-ANALISE-DOS-TRABALHOS-DE-CONCLUSAO-DE-CURS. Acesso em: 20/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes