Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O I ENCONTRO PARAENSE DE
LICENCIATURAS – EPALIC aconteceu no Campus Universitário de
Bragança da UFPA entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2020. O evento foi
uma iniciativa dos núcleos PIBID da UFPA e contou, na comissão organizadora,
com a participação de coordenadores de área de subprojetos dos campi de Bragança, Belém e Altamira.
Objetivo do I EPALIC foi criar
um espaço plural e democrático para o
debate de ideias, o intercâmbio de experiências, a divulgação e a
difusão das produções científicas e artístico-culturais produzidas pelos cursos
de licenciatura nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Pará.
O evento reuniu um número
considerável de pesquisadores, professores de ensino superior, professores de
educação básica, estudantes de graduação e de pós-graduação na discussão dos 5
(cinco) eixos temáticos propostos: currículo escolar, material didático, formação
de professores, práticas e inovações
pedagógicas, inclusão e diversidade. Esses temas foram discutidos em uma rica
programação composta por conferências,
palestras, mesas-redondas, minicursos e sessões de comunicação oral, além de programação cultural.
O I EPALIC registrou 517 inscrições e aprovou 214 trabalhos, nas modalidades resumo expandido e artigo, produzidos nas diversas áreas de conhecimento no âmbito das licenciaturas. Os trabalhos aprovados foram expostos por seus autores em 10 (dez) sessões de comunicação oral e são agora disponibilizados para a comunidade com o objetivo de divulgar e dar visibilidade às ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelas Universidades paraenses.
Apresentamos os Anais como forma de registro do I EPALIC e para contribuir com a difusão da produção acadêmica nos campos da formação de professores e ensino. A expectativa dos organizadores é de que o EPALIC possa entrar na agenda de eventos científicos e se fortalecer como um espaço de fomento do debate crítico e propositivo sobre a formação docente, as práticas de ensino e as inovações pedagógicas vivenciadas pela Universidade em articulação com a escola básica na Amazônia na contemporaneidade.
{{item.denominacao}} |
Responsável
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}