ENTENDIMENTO DE UMA POÉTICA NEGRA NA CENA TEATRAL CONTEMPORÂNEA.

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1124-2

Título do Trabalho
ENTENDIMENTO DE UMA POÉTICA NEGRA NA CENA TEATRAL CONTEMPORÂNEA.
Autores
  • Osmar Vanio Fernandes
Modalidade
Apresentação oral
Área temática
Artes da Cena e seus Modo(s) de fazer e Maneira(s) de existir
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/958505-entendimento-de-uma-poetica-negra-na-cena-teatral-contemporanea
ISBN
978-65-272-1124-2
Palavras-Chave
Teatro Negro; Teatro contemporâneo; sincretismo; Terreiro; Encruzilhadas pretas.
Resumo
O referido trabalho busca trazer uma reflexão sobre a Cena Teatral contemporânea, a partir do pensamento e do desenvolvimento da Cena Teatral Negra. Como pano de fundo para a ampliação da discussão, analiso o espetáculo Hamlet Sincrético (2005) do grupo de Teatro Caixa-Preta, da cidade de Porto Alegre. Minha pesquisa de doutorado em Artes Cênicas, caminha para um mapeamento da cena teatral negra, fora do eixo Rio/São Paulo e é a partir desse mapeamento que se inicia na cidade de Porto Alegre, junto à produção teatral do referido grupo, que busco expandir meu olhar para essa produção teatral, na qual a construção da cena teatral contemporânea, vem se amalgamando. Como metodologia de construção desse mapeamento da cena teatral negra, me apoio na análise do vídeo do espetáculo Hamlet Sincrético do grupo de Teatro Caixa-Preta, além das informações levantadas pela ensaísta Silvia Fernandes, contidas no livro Teatralidades Contemporâneas (2010), buscando friccionar a questão do sujeito /a negro/a, a partir do texto Terreiro e Cidade, de Muniz Sodré. Outro ponto que se junta a esse mapeamento é o entendimento de encruzilhada, suas potencias na criação de lugares possíveis de existências. Assim, parto de um espetáculo negro realizado no sul do Brasil, para ampliar meu olhar e auxiliar na disseminação/potencialização da cena teatral negra que vem sendo produzida no Brasil. Buscando abrir flancos de discussão para além dos já postos pelo Bando Teatro do Olodum de Salvador (BA), segundaPRETA em Belo Horizonte (MG), entre outros. Acredito que o espaço acadêmico é um dos grandes catalizadores dessa discussão, possibilitando trocas e debates latentes quanto à questão do artista negro/a e sua produção. POSSÍVEIS BIBLIOGRAFIAS: FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010. MARTINS, Leda Maria. A Cena em Sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995. OLIVEIRA, Jessé; LOPES, Vera. Hamlet Sincrético: em busca de um teatro negro. Porto Alegre: Caixa Preta, 2019. SODRÉ, Muniz. O Terreiro e a Cidade: forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 2002.
Título do Evento
EPA - Encontro de Pesquisas em Andamento 2024
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Osmar Vanio. ENTENDIMENTO DE UMA POÉTICA NEGRA NA CENA TEATRAL CONTEMPORÂNEA... In: Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU). Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/958505-ENTENDIMENTO-DE-UMA-POETICA-NEGRA-NA-CENA-TEATRAL-CONTEMPORANEA. Acesso em: 07/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes