AS CONTRIBUIÇÕES DOS SABERES TRADICIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: O USO DAS ERVAS MEDICINAIS

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0188-5

Título do Trabalho
AS CONTRIBUIÇÕES DOS SABERES TRADICIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: O USO DAS ERVAS MEDICINAIS
Autores
  • Letícia Santos Conceição
  • Geicile Santos Barreto Da Paixão
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Cultura e Religião
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/785187-as-contribuicoes-dos-saberes-tradicionais-para-a-educacao-do-campo--o-uso-das-ervas-medicinais
ISBN
978-65-272-0188-5
Palavras-Chave
Estudantes; Comunidades tradicionais; Ensino médio.
Resumo
INTRODUÇÃO: O uso das ervas medicinais é uma cultura milenar, fazendo parte de povos em todo o mundo, sobretudo em comunidades tradicionais indígenas, camponeses e quilombolas. Os saberes adquiridos sobre as ervas tramitam os setores do conhecimento sejam eles cientifico ou popular, atinguindo o meio educacional, que por vezes, passam-se despercebidos e irreconhecíveis. Com efeito, é responsabilidade das escolas trabalharem a dismitificação de que esses conhecimentos são ruins, contribuindo com o rompimento do preconceito cultural. Assim, O ato de benzer é uma atividade realizada por benzedeiros(as), que através do uso das ervas medicinais aplicam gestos e entoam preces. Com as ervas também são produzidas e receitadas chás, xaropes, banhos e garrafadas que são destinadas ao tratamento e cura dos indivíduos portadores de determindas patologias, entoados por meio de pretensos poderes sobrenaturais. No entanto, há uma crença de que esses saberes são desprovidos de qualquer forma de enriquecimento escolar, todavia, estão intrinsicamente ligados à realidade dos estudantes. OBJETIVO: Identificar a contribuição dos conhecimentos tradicionais de camponeses e quilombolas para a Educação do Campo, bem como, sua importância para a preservação da identidade desses povos. METODOLOGIA: Estudo de relato de experiência, realizado na turma do 3º ano do Ensino Médio, entre os meses de Março à Novembro de 2023, no Colégio Estadual do Campo Anativo Sacramento, situado no Povoado do Murici, município de Sapeaçu/BA. Partindo da seguinte indagação: Como os saberes tradicionais podem contribuir para a prática educativa? Foi desenvolvida uma sequência didática que teve como objeto de estudo as comunidades que os estudantes estão inseridos. Assim, através das memórias compartilhadas, analisaram-se os saberes ancestrais das rezadeiras e benzedeiras da região, ao tempo que fortalece os conhecimentos dos estudantes. No prazo estabelecido de seis meses, foi estabelecido o público alvo, tidos como sujeitos sociais; entrevistas com as benzedeiras e rezadeiras do território; coleta de informações acerca do uso das ervas medicinais e, análise dos dados corroborativos aos objetivos da pesquisa. RESULTADOS: A experiência, juntamente á aplicação das entrevistas resultaram em compartilhamento de diversos saberes sobre a medicina tradicional, transmitidos entre as gerações daquela região, a primórdio, sendo os habitantes mais velhos detentores de grande parte dos conhecimentos, sejam eles camponeses ou quilombolas. Munidos de saberes como: as propriedades das ervas medicinais; o cultivo e manuseio das plantas em terras férteis da localidade; métodos adequados de preparação e utilização das ervas; o linguajar aplicado aos momentos das preces; os agravos que mais afetavam os integrantes das comunidades, bem como a utilização delas também para consumo alimentar, presente nas culinárias que são muito bem apreciadas pelos mais jovens. CONCLUSAO: Nessa perspectiva, este estudo revelou a notoriedade da importancia desses saberes, aos quais possuem um papel significativo na Educação do Campo, na medida em que proporciona aos estudantes os saberes advindos dos ancestrais relacionados às ervas, conhecimentos esses que se propagam aos simples linguajar do dia a dia, enaltecendo a cultura dos povos do campo.
Título do Evento
Ensino de Ciências e seus novos horizontes - II Edição
Título dos Anais do Evento
Anais do Ensino de Ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CONCEIÇÃO, Letícia Santos; PAIXÃO, Geicile Santos Barreto Da. AS CONTRIBUIÇÕES DOS SABERES TRADICIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: O USO DAS ERVAS MEDICINAIS.. In: Anais do ensino de ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um. Anais...Belém(PA) Online, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/785187-AS-CONTRIBUICOES-DOS-SABERES-TRADICIONAIS-PARA-A-EDUCACAO-DO-CAMPO--O-USO-DAS-ERVAS-MEDICINAIS. Acesso em: 03/05/2025

Trabalho

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