“COM VERSOS QUE O LIVRO APAGOU”: O CURSO DE HISTÓRIA DO BRASIL PARA MIGRANTES COMO ESPAÇO PARA (RE)DESCOBRIR O PAÍS DE REFÚGIO

Publicado em 07/02/2024 - ISSN: 2526-5113

Título do Trabalho
“COM VERSOS QUE O LIVRO APAGOU”: O CURSO DE HISTÓRIA DO BRASIL PARA MIGRANTES COMO ESPAÇO PARA (RE)DESCOBRIR O PAÍS DE REFÚGIO
Autores
  • Larissa Gabrieli Fonseca
  • Alana Beatriz Cersosimo Lous
  • Bruno Gustavo Borel
  • Maria Julia Silvestre Silva
  • Otávio Luiz Vieira Pinto
Modalidade
Apresentação de trabalhos
Área temática
Todas as áreas
Data de Publicação
07/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/enapet2023/682301-com-versos-que-o-livro-apagou--o-curso-de-historia-do-brasil-para-migrantes-como-espaco-para-(re)descobrir-o-pa
ISSN
2526-5113
Palavras-Chave
migrantes; história; docência
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo explicitar as ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no Curso de História do Brasil para Migrantes e Refugiados ministrados pelas/os integrantes do Grupo PET História da UFPR. O projeto iniciado no ano de 2017 em parceria com o Projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMH), visa introduzir problemáticas e discussões que se referem à História do Brasil e aos temas recorrentes presentes na prova CELPE-Bras. A última edição de 2022 passou por um processo de reformulação teórico-metodológico e estabeleceu os Estudos Decoloniais e a História Temática como diretrizes para o desenvolvimento das aulas. Para tanto, elaborou-se um conjunto de nove aulas, ministradas semanalmente por um período de dois meses, que detinham discussões que objetivavam quebrar a hegemonia do ensino da História branca e masculina dos “heróis” brasileiros, expondo as violentas permanências do colonialismo. Aliado a isto, visitou-se a exposição Necrobrasiliana, exibida no Museu Paranaense, a fim de conhecer e debater as críticas ao colonialismo biopolítico brasileiro expressas nas obras de diversos artistas negros e indígenas. Por fim, notou-se como desafio a dificuldade de compreensão das similaridades e diferenças das relações raciais entre o Haiti (país com maior público do curso) e o Brasil.
Título do Evento
ENAPET 2023
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional dos Grupos PET
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FONSECA, Larissa Gabrieli et al.. “COM VERSOS QUE O LIVRO APAGOU”: O CURSO DE HISTÓRIA DO BRASIL PARA MIGRANTES COMO ESPAÇO PARA (RE)DESCOBRIR O PAÍS DE REFÚGIO.. In: Anais do Encontro Nacional dos Grupos PET. Anais...Uberaba(MG) UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/enapet2023/682301-COM-VERSOS-QUE-O-LIVRO-APAGOU--O-CURSO-DE-HISTORIA-DO-BRASIL-PARA-MIGRANTES-COMO-ESPACO-PARA-(RE)DESCOBRIR-O-PA. Acesso em: 03/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes