Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
IV Seminário de Educação em Contextos Amazônicos (EDUCA),
III Ciclo Nacional de Debates Interdisciplinares e VIII Semana de Pedagogia – Formação
de Professores no Médio Solimões: Contextos, Complexidades e Desafios – Especificidades
Amazônicas
APRESENTAÇÃO
O IV Seminário de Educação em Contextos Amazônicos (EDUCA), o III Ciclo Nacional de Debates Interdisciplinares e a VIII Semana do Curso de Pedagogia foram realizados com o objetivo de promover o debate sobre questões fundamentais relacionadas à formação de professores, com ênfase no contexto do estado do Amazonas, especialmente na região do Médio Solimões. Esses eventos integrados constituíram-se como espaços privilegiados de reflexão crítica e de fortalecimento das práticas educativas voltadas às realidades amazônicas.
A programação contemplou uma variedade de atividades, como palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e exposições artísticas e culturais. Essas ações promoveram a troca de experiências entre docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes universitários, egressos e demais profissionais da educação, favorecendo a construção coletiva de conhecimentos interdisciplinares e sensíveis às especificidades regionais.
A realização dos eventos contou com a atuação conjunta de dois coletivos principais: o Colegiado de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST) e o Grupo de Pesquisa EDUCA. Esse grupo de pesquisa tem como proposta teórica e epistemológica reunir, fomentar e articular ações voltadas à educação em contextos amazônicos, atuando como parceiro estratégico nas atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à realidade do Médio Solimões. Além desses coletivos, os eventos contaram com a colaboração de professores de outros colegiados do CEST, de docentes universitários e da Educação Básica de outras instituições, bem como com a participação ativa dos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação do CEST.
A publicação destes Anais apresenta à comunidade acadêmica os artigos completos submetidos e aprovados durante os eventos. Os textos reunidos neste volume são expressões das reflexões, estudos e experiências compartilhadas ao longo da programação, organizados a partir dos seguintes eixos temáticos: a) Educação Infantil, alfabetização, letramento e práticas pedagógicas; b) Ensino Fundamental, Ensino Médio e práticas pedagógicas; c) Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, políticas educacionais e teorias e práticas educativas; d) Educação escolar indígena e educação em contextos não-formais; e e) Educação, formação de professores e pluralidade cultural no contexto do Médio Solimões: especificidades e desafios.
Acreditamos que este registro contribui para a ampliação do debate educacional no Amazonas e para o fortalecimento de práticas pedagógicas mais sensíveis às particularidades socioculturais e ambientais da região. Que este material sirva de referência e inspiração para educadores, pesquisadores e estudantes engajados na construção de uma educação mais justa, inclusiva e comprometida com a realidade amazônica.
Equipe Organizadora
{{item.denominacao}} |
Responsável
Prof. Dr. Ademar Henriques da Silva Filho (UEA) (92) 98100-5966
Prof. Dr. Anerson Gonçalves de Lemos (UEA) (92) 98117-3938
Profa. Dra. Cilene de Miranda Pontes (UEA) (92) 99223-9524
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}