A IMPORTANCIA DA TECNOLOGIA NAS ATIVIDADES DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE COLETIVA

Publicado em 03/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-111-5

Título do Trabalho
A IMPORTANCIA DA TECNOLOGIA NAS ATIVIDADES DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE COLETIVA
Autores
  • Kelly Vital Dos Santos
  • Luana Feitosa De Carvalho
  • Arthur Almeida Azevedo
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Pandemia e novas tecnologias
Data de Publicação
03/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ecrs2020/325216-a-importancia-da-tecnologia-nas-atividades-de-ensino-durante-a-pandemia-de-covid-19--relato-de-experiencia-na-res
ISBN
978-65-5941-111-5
Palavras-Chave
Tecnologias, COVID-19, Atividades
Resumo
Introdução: A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) teve fortes consequências em todos os aspectos organizacionais da sociedade, sendo a educação um dos mais impactantes. A educação sofreu impacto em todos os níveis, desde o ensino nas escolas assim como nas universidades, pós-graduação e residências. O distanciamento obrigou todos os setores a investirem nas ferramentas tecnológicas, que foram fundamentais para a manutenção do ensino e para diminuir o impacto do mesmo nas atividades didáticas. No Brasil, já existe um debate há um certo tempo sobre o uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no processo de ensino e aprendizagem, sendo essas já reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação. Com a urgência imposta pela pandemia da COVID-19, esse debate se intensificou, tornando as aulas remotas a única solução viável no momento de distanciamento social (COELHO, 2020). A popularização da internet e de equipamentos tecnológicos, como computadores e celulares modernos, além do acesso a maiores velocidades de internet foram fundamentais para possibilitar essa mudança (SCHIMIGUEL et al., 2020). Nesse contexto, também se encontram as residências multiprofissionais, essas seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) são pautadas especialmente na educação pelo trabalho e na busca de formar profissionais com uma abordagem integral e multiprofissional (SOUZA et al. 2020). O aprimoramento e necessidade do ensino remoto permitiu o surgimento de novas relações de convívio social (SANTANA; SALES, 2020). A Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), busca por meio de um regime de tempo integral, proporcionar atividades laborais e intelectuais, baseada em um regime educativo para o trabalho, através do ensino aprendizagem em serviço (SILVA;LIMA, 2020). Descrição da experiência: Nesse cenário as residências multiprofissionais em saúde tiveram que buscar alternativas para a continuidade do processo educativo, onde as atividades de ensino se tornaram remotas, assim como os estudantes tiveram que se reinventar, muitas vezes em home office, preparando atividades educativas e de gestão. No caso, relata-se a experiência vivenciada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bezerra e Sousa, em Tauá-CE. Principais resultados: O impacto da pandemia foi significativo na rotina do processo de aprendizagem dos residentes, tanto na rotina das unidades de saúde quanto nas atividades teóricas. A tecnologia permitiu a continuidade e readaptação de muitas atividades que seriam presenciais e não podiam mais ser. Além disso, diversas atividades em grupos foram canceladas, onde as atividades educativas com os pacientes na UBS tiveram que se reinventar. Assim, soluções imediatas e viáveis foram buscadas, onde pode-se observar também a atuação em boletins epidemiológicos, produção de material informativo de prevenção, não somente relacionado a COVID-19 mas a outros importantes temas já abordados no dia-a-dia da UBS. Apesar das dificuldades, observou-se uma rápida resposta frente à crise, mostrando assim a capacidade de adaptação de todos e disposição para fazer a diferença no atual contexto. Conclusão: Apesar das dificuldades e diminuição das possibilidades de atividades, não há dúvidas que o uso das tecnologias foi a solução mais efetiva para a diminuição do prejuízo educativo causado na crise da COVID-19 no processo de ensino e aprendizagem. Esse impacto também foi benéfico aos residentes. O esforço foi observado por ambas as partes, tanto na gestão da Residência quanto pelos residentes. Não se sabe se esses métodos de ensino continuarão com o passar do tempo, mas é incontestável o quanto foram decisivos para a manutenção de todo o processo e para provar a potencialidade de superação dos sujeitos envolvidos. REFERÊNCIAS COELHO, Akeni Lobo et al. A utilização de tecnologias da informação em saúde para o enfrentamento da pandemia do Covid-19 no Brasil. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, v. 9, n. 3, p. 183-199, 2020. SANTANA, Camila Lima et al. AULA EM CASA: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PANDEMIA COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. SCHIMIGUEL, Juliano; FERNANDES, Marcelo Eloy; OKANO, Marcelo Tsuguio. Investigando aulas remotas e ao vivo através de ferramentas colaborativas em período de quarentena e Covid-19: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e654997387-e654997387, 2020. DE SOUZA, ANA LUÍSA KUEHN et al. Residentes multiprofissionais em saúde da família atuando na pandemia da COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR. 2020. SILVA, Kelly Cristine Lemos; LIMA, Maria Eliara Gomes. A INSERÇÃO DE DUAS PSICÓLOGAS RESIDENTES EM TEMPOS DE COVID-19. Cadernos ESP-Revista Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará, v. 14, n. 1, p. 95-99, 2020.
Título do Evento
VIII Encontro Cearense de Residências em Saúde
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Cearense de Residências em Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SANTOS, Kelly Vital Dos; CARVALHO, Luana Feitosa De; AZEVEDO, Arthur Almeida. A IMPORTANCIA DA TECNOLOGIA NAS ATIVIDADES DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE COLETIVA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ecrs2020/325216-A-IMPORTANCIA-DA-TECNOLOGIA-NAS-ATIVIDADES-DE-ENSINO-DURANTE-A-PANDEMIA-DE-COVID-19--RELATO-DE-EXPERIENCIA-NA-RES. Acesso em: 08/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes