{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O I Encontro Científico de Educação Física dos Lençóis Maranhenses – I ECEFIS Lençóis: Esporte, Saúde e Qualidade de Vida foi promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Barreirinhas, com o apoio do Fundo de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, nos dias 14 e 15 de Fevereiro de 2019, na Cidade de Barreirinhas – Maranhão.

O evento surgiu da necessidade de reunir estudantes e professores de Educação Física dos Lençóis Maranhenses e agregando os professores dos 29 Campi do Instituto Federal do Maranhão para apresentar e debater conhecimentos sobre Educação Física, na perspectiva escolar relacionadas aos Esportes, Saúde e Qualidade de Vida, estimulando o intercâmbio acadêmico-científico em diferentes campos de atuação, ampliando o olhar para questões de interesse que contribuíssem para uma formação contextualizada com a realidade, com o compartilhamento de experiências e ações para a melhoria das práticas da Educação Física com vistas a desenvolver sua missão com base nos pilares do Ensino, Pesquisa e Extensão e ainda aproveitar as potencialidades e aproveitamento da região dos Lençóis Maranhenses para práticas esportivas que venham possibilitar Saúde e Qualidade de Vida.

A Educação Física contemporânea prevê a importância da valorização da proposta de formação global do aluno, oportunizando a socialização do conhecimento a interação entre os pares, inclusive valorizando a disciplina como uma das que mais favorece o trabalho de equipe, a cooperação, a competição sadia, o aprendizado das regras de forma lúdica, a cultura do corpo, a saúde preventiva, dentre inúmeras outras habilidades especificas desenvolvidas a partir de habilidades e competências mediadas pelo professor crítico-reflexivo de sua prática.

Para que a Educação Física possa ser reconhecida e valorizada faz-se necessária a legitimação nas instituições educacionais, mostrando sua representatividade e a importância na formação do educando nas diferentes modalidades de ensino. Desta forma, as discussões no I ECEFIS Lençóis trouxeram algumas reflexões como: o olhar e o pensar sobre a perspectiva da Educação Física nas relações de Saúde e Qualidade de Vida na escola, trazendo-a de forma real as principais dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física, a formatação de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelos professores de Educação Física, a sugestão de ações para a melhoria e valorização da Educação Física no ambiente escolar, bem como aproveitando de forma consciente os espaços escolares e ambientais que promovam as práticas relacionadas à Saúde, Esportes e Qualidade de Vida.

Além de palestras e mesas-redondas o evento contou com a realização de oficinas e apresentação de trabalhos na modalidade Comunicação Oral agrupados em 13 (treze) eixos temáticos, a saber:

1) Atividade Física e Saúde

2) Escola

3) Formação profissional e mundo do trabalho

4) Lazer e Sociedade

5) Treinamento Esportivo

6) Políticas Públicas

7) Gênero

8) Inclusão e Diferença

9) Memórias da Educação Física e Esporte

10) Comunicação e Mídia

11) Corpo e Cultura

12) Epistemologia

13) Movimentos Sociais




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

E-mail: ecefislencois@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}