EXTERNALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS POR CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO NATURAL POR MEIO DE UM JOGO DIGITAL

Publicado em 09/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-645-6

DOI
10.29327/1191733.26-3
Título do Trabalho
EXTERNALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS POR CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO NATURAL POR MEIO DE UM JOGO DIGITAL
Autores
  • Edson dos Santos Cordeiro
Modalidade
Artigo
Área temática
GD 06 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância
Data de Publicação
09/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ebrapem2022/563027-externalizacao-de-conhecimentos-previos-por-criancas-com-deficiencia-intelectual-sobre-o-sentido-de-numero-natura
ISBN
978-85-5722-645-6
Palavras-Chave
Anos Iniciais. Jogo de Computador. Conceito de Número. Ausubel.
Resumo
A construção do sentido de número, para além de sua importância no ensino de outros conhecimentos matemáticos, é fundamental na mediação de diferentes interações sociais e precisa, sobretudo, pautar-se pela singularidade, pelas condições e pelos significados inerentes a cada sujeito, em especial às pessoas com deficiência intelectual. Evidenciar a existência ou não de ideias relevantes que apoiem o novo conhecimento é, portanto, fundamental à aprendizagem significativa, princípio prescrito pela Teoria da Aprendizagem Significativa. Essa teoria também pressupõe duas condições relevantes em situações de ensino, o uso de materiais potencialmente significativos e a predisposição de quem aprende. Fundamentada nesse cenário, a presente proposta de tese propõe a pergunta: “Como a externalização de subsunçores por meio de um jogo educacional digital favorece a aprendizagem significativa de números naturais a alunos com deficiência intelectual?”. Ante a questão, subordinou-se o objetivo geral “Avaliar o efeito da externalização de subsunçores por alunos com deficiência intelectual, mediante um jogo educacional digital fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, na organização das atividades de ensino e de aprendizagem de números naturais”. O método ampara-se no delineamento quase-experimental, com sujeitos únicos e linha de base múltipla entre sujeitos, conjugado à análise qualitativa. Espera-se que a explicitação dos subsunçores por meio de um jogo digital favoreça a organização do ensino e a aprendizagem significativa dos números naturais às pessoas com deficiência intelectual.
Título do Evento
XXVI EBRAPEM 2022
Título dos Anais do Evento
Anais do XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CORDEIRO, Edson dos Santos. EXTERNALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS POR CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO NATURAL POR MEIO DE UM JOGO DIGITAL.. In: Anais do XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Anais...São Paulo(SP) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ebrapem2022/563027-EXTERNALIZACAO-DE-CONHECIMENTOS-PREVIOS-POR-CRIANCAS-COM-DEFICIENCIA-INTELECTUAL-SOBRE-O-SENTIDO-DE-NUMERO-NATURA. Acesso em: 19/05/2024

Trabalho

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