{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

As relações socioeconômicas e ambientais, ao longo da trajetória da civilização humana, vêm apresentando alterações associadas à dinâmica produtiva e desenvolvimento tecnológico, movidos pelas constantes mudanças nos padrões de consumo da sociedade.

A busca e utilização de recursos naturais para o desenvolvimento de produtos e serviços são constantes pela indústria moderna em todo o mundo. Tendo em vista que a Amazônia é considerada um território de referência mundial por sua expressiva biodiversidade, considerável manancial de água doce com a maior bacia hidrográfica do mundo, com extraordinárias reservas minerais e diversidade cultural, torna-se relevante aprofundar discussões sobre as principais formas de interação homem e natureza considerando processos históricos, tendências e padrões atuais de utilização do território Amazônico.

A Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA tem incentivado o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, Extensão e atividades de ensino que visam fomentar discussões sobre a região Amazônica, com ênfase na interdisciplinaridade, que resultam no compartilhamento de conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável, qualidade dos recursos naturais, dinâmica produtiva, valorização da cultura, entre outros aspectos na região.

O I Encontro Amazônico de Meio Ambiente – EAMA consistiu em um evento científico organizado pelo Projeto de Extensão/UFRA nº 040/2017, o qual ocorreu no município de Capanema – PA no período de 03 a 07/06/2019, com apoio da Pro- Reitoria de Extensão da UFRA (Prof. Dr. Eduardo do Valle Lima) e Diretoria do Campus da UFRA de Capanema (Prof. Dr. Ebson  Pereira Cândido e Prof. Dr. Joaquim Alves de Lima Junior), e parceria com o Grupo de Pesquisa Núcleo em Ciência e Tecnologia Agrária e Ambiental – NECTAA/ UFRA, Laboratório de Modelagem Molecular, Simulação e Sistemas - LM²S²/UFRA e o Escritório Modelo Universitário em Contabilidade Pública – EconPublic/UFRA.

O tema proposto pelo evento abordou vários assuntos importantes e ofereceu possibilidades de discussões sobre diversas temáticas relacionadas à questão ambiental no contexto da região Amazônica, em territórios urbanos e rurais, visando contribuir para desenvolvimento sob o enfoque interdisciplinar, que estão divididos em duas vertentes.

A primeira vertente se reporta ao meio ambiente em si, trazendo com ele assuntos importantes que podem ser encontrados em mesa redonda, palestras e minicursos, tais assuntos se referem a diferentes perspectivas sobre a poluição ambiental; a questão ambiental sob o enfoque universitário; monitoramento ambiental como instrumento para o desenvolvimento de territórios sustentáveis; a relação entre a química moderna e a sustentabilidade ambiental; sistema de informação geográfica para o quantum GIS; a importância das florestas secundárias para a conservação da biodiversidade; a atuação do Grupo de Pesquisa LabGEFA/UFRA no contexto ambiental; noções de combate ao incêndio; o social, conhecendo os eventos de saúde e segurança no trabalho.

A segunda vertente está mais fundamentada na Amazônia, onde ocorre palestras, minicursos, oficinas, rodas de conversas e apresentação de trabalhos acadêmicos.  As palestras estão relacionadas a Amazônia com suas questões ambientais, na qual podemos encontrar palestras sobre a trajetória da mineração na Amazônia no contexto da política de meio ambiente; planos de manejo florestal; eletrificação rural e geração de energia; ICMS Ecológico: o tratamento de repasses do Estado do Pará; agrotóxicos e mosca da carambola; geotecnologia no uso e na conservação de manguezal na Costa da Amazônia Brasileira; TI Verde, além de mini-cursos como o licenciamento como instrumento de promoção da qualidade ambiental da Amazônia; O sistema de informação geográfica com o quantum GIS; oficina de terráreo; roda de conversa – o humano na sustentabilidade e a apresentação de trabalhos.

Em relação a apresentação dos trabalhos acadêmicos foram confeccionados resumos em diversas áreas temáticas, nos quais envolvem desde a agroecologia e produção agrícola sustentável; avaliação de impactos ambientais; contabilidade ambiental; contaminação e recuperação do solo; ecologia e biodiversidade; economia ambiental; ecossistemas amazônicos; educação ambiental; empreendedorismo ambiental; empreendedorismo sustentável; estudos ambientais; gestão ambiental, de recursos hídricos e de resíduos sólidos e líquidos; legislação ambiental; licenciamento ambiental; saúde e meio ambiente; sociologia e meio ambiente; tecnologias aplicadas ao meio ambiente e unidades de conservação.

 





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Docentes do Campus Capanema:

Drª Diocléa Seabra - dioclea.seabra@ufra.edu.br

Dr. Williams Macêdo -  williams.macedo@ufra.edu.br

Msc. Salma Saráty -  salma.saraty@ufra.edu.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}