CORPOS, CYBORGS E MONSTROS: O CINEMA COMO MEIO DE REVELAÇÃO DE MODOS DE COMPARAÇÃO, MENSURAÇÃO E RELAÇÃO MATEMÁTICAS PARA TRANSPOR PROBLEMAS DE SEXUALIDADES E GÊNEROS

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
CORPOS, CYBORGS E MONSTROS: O CINEMA COMO MEIO DE REVELAÇÃO DE MODOS DE COMPARAÇÃO, MENSURAÇÃO E RELAÇÃO MATEMÁTICAS PARA TRANSPOR PROBLEMAS DE SEXUALIDADES E GÊNEROS
Autores
  • Maurício Rosa
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/869230-corpos-cyborgs-e-monstros--o-cinema-como-meio-de-revelacao-de-modos-de-comparacao-mensuracao-e-relacao-matemati
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
Estudos Culturais, Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Cinema LGBTQIA+.
Resumo
Este estudo teórico objetiva evidenciar possibilidades de leitura de obras cinematográficas como meio de revelação de posições e arquétipos sobre sexualidades e gêneros que possam gerar transposição de problemas em uma perspectiva do educar(-se) pela(s) matemática(s). Nesse sentido, por meio dos Estudos Culturais e dos Estudos de Cinema apresentamos a Pedagogia dos Monstros como eixo orientador deste estudo, assumindo as dimensões tecnológica; de gênero e sexualidade; e cultural como fluxos de atualização interpretativa e conceitual dessa pedagogia, evidenciando corpos que importam e que já habitam nossa cultura há muito tempo, dialeticamente estabelecidos como heróis e monstros sob uma ruptura normativa. Ou seja, estranhamos com base na Teoria Queer a figura do monstro e indicamos por meio da transposição de problemas possibilidades de queerstionar: quem é quem? Por quê? Com que base/referência? E, com qual objetivo? Logo, revelamos possibilidades de pensamento matemático que sustentam a compreensão/constituição da responsabilidade social e héxis política em relação às temáticas de gênero e sexualidades em aulas de matemática por meio da experiência com filmes. Buscamos, então, no filme “Carlinhos e Carlão (2019)” exemplos de articulações entre os corpos que importam e a transposição histórica e cinematográfica dos modos de endereçamento fílmico, assumindo a matemática como suporte de análise à comparação, à mensuração e à relação entre “figuras” e “fundos” identitários e a importância de corpos cyborgs que se apresentam atualmente. Nossos resultados apontam para a transposição de problemas como ato que abrange a postura de cyborgs hackers ao invés de equilibristas ou zumbis em termos de compreensão/constituição de nossa responsabilidade social e héxis política nas aulas de matemática que debatam gênero e sexualidades.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSA, Maurício. CORPOS, CYBORGS E MONSTROS: O CINEMA COMO MEIO DE REVELAÇÃO DE MODOS DE COMPARAÇÃO, MENSURAÇÃO E RELAÇÃO MATEMÁTICAS PARA TRANSPOR PROBLEMAS DE SEXUALIDADES E GÊNEROS.. In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/869230-CORPOS-CYBORGS-E-MONSTROS--O-CINEMA-COMO-MEIO-DE-REVELACAO-DE-MODOS-DE-COMPARACAO-MENSURACAO-E-RELACAO-MATEMATI. Acesso em: 19/07/2025

Trabalho

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