REFLEXÕES SOBRE EXPECTATIVA E REALIDADE NA ASCENSÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE PROFESSORA(E)S DE MATEMÁTICA

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
REFLEXÕES SOBRE EXPECTATIVA E REALIDADE NA ASCENSÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE PROFESSORA(E)S DE MATEMÁTICA
Autores
  • Geisa Abreu Lira Corrêa dos Santos
  • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/850113-reflexoes-sobre-expectativa-e-realidade-na-ascensao-academica-e-profissional--relato-de-professora(e)s-de-matemat
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
Relações de gênero, Silenciamentos, Dificuldades com a carreira
Resumo
Neste resumo apresentamos uma pesquisa de doutorado, em andamento, cujo objetivo é refletir sobre expectativas, potenciais dificuldades e possíveis silenciamentos que mulheres e homens, todos formados em Matemática – Licenciatura com mestrado ou doutorado, encontraram em sua ascensão profissional e acadêmica. Como metodologia, escolhemos a pesquisa narrativa e cada uma foi constituída por meio de entrevistas realizadas via Google Meet e transcritas pelo software Tactiq. Até o momento, quatro mulheres e dois homens foram entrevistados. A entrevista ocorreu por meio de quatro temas disparadores a saber: “Expectativa e Realidade: Vida Acadêmica e Vida profissional”; “Presença Feminina: Acadêmica e Profissional”; “Questões Familiares: Vida pessoal e Vida Profissional” e “Formação e escolha profissional”. Cabe dizer que essas pessoas foram escolhidas a partir da análise de um questionário enviado para grupos de professores de matemática de todo o Brasil o qual obteve 52 respostas. Como considerações parciais, percebemos que em todas as entrevistas são relatadas situações de dificuldades financeiras ou estruturais e é notório nas falas o quanto ter uma rede de apoio é um facilitador na vida dessas pessoas. Um professor entrevistado também relata como foi depreciado por colegas que terminaram o curso de forma mais rápida sendo que o entrevistado teve perdas graves na família. Além disso, observamos que as professoras entrevistadas se sentem culpadas quando precisam escolher a carreira e deixar parcialmente a casa ou os filhos de lado. Nessa direção, aquelas que não são mães se questionam dessa decisão por se sentirem pressionadas. Percebemos também nas entrevistas que as mulheres foram afetadas por casos como assédio, abandono de orientação, cortes de bolsas por conta de gravidez, além de situações em que diretores de escola privilegiavam professores e não professoras.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Geisa Abreu Lira Corrêa dos; ROSA, Fernanda Malinosky Coelho da. REFLEXÕES SOBRE EXPECTATIVA E REALIDADE NA ASCENSÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE PROFESSORA(E)S DE MATEMÁTICA.. In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/850113-REFLEXOES-SOBRE-EXPECTATIVA-E-REALIDADE-NA-ASCENSAO-ACADEMICA-E-PROFISSIONAL--RELATO-DE-PROFESSORA(E)S-DE-MATEMAT. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes