RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE SUA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO "APAIXONADAS POR STEM"

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE SUA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO "APAIXONADAS POR STEM"
Autores
  • Raquel Garcez Ribeiro
  • Rodrigo Cardoso dos Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/849372-relato-de-experiencia-de-uma-professora-em-formacao-inicial-sobre-sua-participacao-no-projeto-apaixonadas-por-st
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
Mulheres nas Ciências; STEM; Desigualdade de Gênero
Resumo
Durante muito tempo a mulher foi invisibilizada profissionalmente e associada ao papel de cuidado com a casa e com a família. Ao pensarmos em grandes mentes matemáticas, é comum lembrarmos de nomes masculinos, não pela falta de participação das mulheres nas áreas científicas, mas pela falta do devido reconhecimento. Ao longo da história, descobertas e inovações cruciais foram e têm sido impulsionadas pela participação feminina. A participação das mulheres na produção científica vem se intensificando e aos poucos as mulheres vêm ganhando seu espaço, apesar de ainda existir enorme assimetria de oportunidades entre os gêneros, principalmente em campos como as ciências exatas. Assim, torna-se relevante a promoção de projetos que busquem despertar o interesse de alunas da Educação Básica pelas áreas de STEM, a fim de que estas possam cada vez mais ocupar espaços que ainda são ocupados majoritariamente por pessoas do sexo masculino. Neste sentido, desenvolvemos um trabalho de conclusão de curso de graduação, que objetivou relatar a experiência de uma das autoras deste resumo, a respeito de um projeto chamado “Apaixonadas por STEM”, o qual surgiu a partir de conversas em encontros entre professoras do Instituto de Matemática da UFRJ e professoras de escolas públicas vindas de outro projeto (destinado à prova da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O projeto buscou: despertar o interesse das alunas pelas áreas de STEM - que em sua maioria são compostas por homens -, com foco na Matemática, por meio de uma atuação didática sobre a formação básica delas; ampliar as perspectivas de formação universitária nessas áreas; e contribuir para a formação acadêmica de alunas de graduação e professoras das escolas de Educação Básica. O projeto contou com a participação de cinco grupos de aproximadamente dez alunas do oitavo ano do Ensino Fundamental, provenientes de cinco escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. A estrutura do projeto foi disposta de: i) reuniões de estudo na UFRJ quinzenais, organizadas pelas coordenadoras, professoras e licenciandas participantes, nas quais ocorria o planejamento e avaliação das atividades que iriam ser feitas com as alunas do oitavo ano ao longo do mês, bem como refletir e montar feedbacks sobre as atividades já realizadas, visando o crescimento e aprofundamento das meninas; ii) oficinas semanais nas escolas no contraturno escolar, nas quais realizamos atividades de Matemática de forma lúdica e com problemas baseados na realidade, sempre incentivando as meninas e mostrando que as mulheres podem adentrar em universidades de prestígio nas áreas científicas; iii) atividades científico-culturais fora do âmbito escolar, para cultivar o interesse das meninas, dando um entusiasmo de aprender fora da escola. Ao final do projeto, foi observada uma melhora significativa nos resultados acadêmicos nas aulas regulares de matemática e em outras matérias. Além disso, o projeto gerou autoconfiança, aumentou a autoestima das alunas participantes e as mostrou que eram capazes de conseguir muito mais do que o que acreditavam ser possível.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Raquel Garcez; SANTOS, Rodrigo Cardoso dos. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE SUA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO "APAIXONADAS POR STEM".. In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/849372-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-UMA-PROFESSORA-EM-FORMACAO-INICIAL-SOBRE-SUA-PARTICIPACAO-NO-PROJETO-APAIXONADAS-POR-ST. Acesso em: 18/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes