UMA INTERVENÇÃO NA ANSIEDADE MATEMÁTICA COMO FORMA DE MITIGAR AS DISPARIDADES DE GÊNERO NA MATEMÁTICA

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
UMA INTERVENÇÃO NA ANSIEDADE MATEMÁTICA COMO FORMA DE MITIGAR AS DISPARIDADES DE GÊNERO NA MATEMÁTICA
Autores
  • Mayra Camelo Madeira de Moura
  • Cleyton Hércules Gontijo
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/848383-uma-intervencao-na-ansiedade-matematica-como-forma-de-mitigar-as-disparidades-de-genero-na-matematica
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
Ansiedade Matemática, Disparidades de Gênero, Mulheres na Matemática, Criatividade Matemática
Resumo
A ansiedade matemática (AM) caracteriza-se como um conjunto de reações emocionais negativas que alguns alunos apresentam ao aprender matemática, ocasionando um estado emocional capaz de gerar sentimento de frustração e desgaste emocional ao lidar com a disciplina (CARMO, 2008; ASHCRAFT, 2002). A presença de tais sentimentos parecem afetar o desempenho em matemática, dado que as pesquisas indicam que quanto maiores os níveis de ansiedade matemática, pior o desempenho do estudante em matemática (CAMPOS, 2023; MENDES, 2016, 2012). Até mesmo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, do acrônimo em inglês) tem dedicado questões para aferir a AM, buscando compreender sua relação com os resultados dos participantes. Os estudos também apontam para uma relação estreita dessa ansiedade com o direcionamento das carreiras dos estudantes, indicando que pessoas com altos níveis de ansiedade matemática tendem a evitar carreiras que demandem muita matemática (SCARPELLO, 2005) . Por fim, outras pesquisas investigaram a relação de gênero com a AM identificando, em vários casos, que as mulheres eram mais comumente afetadas por essa ansiedade, ora apresentando níveis de ansiedade matemática mais elevados, ora tendo seu desempenho em matemática mais afetado por essa ansiedade do que seus colegas do sexo masculino. A soma desses fatores pode ser uma das respostas para a escassez de mulheres nas ciências exatas e já há estudos que corroboram esse pensamento (DELGADO-MONGE et al., 2017). Desta forma, a pesquisa que está sendo desenvolvida pela autora ao longo do seu doutorado, visa identificar se uma intervenção baseada em criatividade e pensamento crítico em matemática pode influenciar nos níveis de ansiedade matemática, no desempenho em matemática e na disparidade de gênero de estudantes de ensino médio de um instituto federal. Esta pesquisa será desenvolvida sob uma perspectiva empírico-analítica, no formato de pesquisa de campo, do tipo pesquisa-ação, de natureza mista. A primeira etapa visa estabelecer, por meio de testes quantitativos já validados, correlações entre a tríade ansiedade matemática, desempenho em matemática e gênero. Em seguida, serão desenvolvidas seis atividades extracurriculares envolvendo a criatividade e o pensamento crítico em matemática com base em Gontijo (2007, 2023). Optou-se por trabalhar com essa abordagem na intervenção por entender que aulas de matemática que promovem a criatividade permitem uma aproximação com os estudantes, por contemplar atividades que não possuem resposta certa, que buscam promover originalidade e inovação. Além disso, tais atividades instigam o questionamento do lugar comum e a quebra de estereótipos, possibilitando uma releitura do papel da mulher na sociedade. Em sequência, os testes serão reaplicados, buscando aferir os efeitos da intervenção. Por fim, tem-se a etapa qualitativa, onde serão conduzidas entrevistas com 3 grupos focais, para buscar elementos quanto aos impactos na disparidade de gênero nos estudantes. A composição dos grupos será variada quanto ao gênero, de modo a ter um grupo só com meninas, um grupo só com meninos e um grupo misto. Este trabalho defende a tese de que tal intervenção pode influenciar positivamente nos níveis de ansiedade matemática, no desempenho em matemática e na mitigação das disparidades de gênero em matemática.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOURA, Mayra Camelo Madeira de; GONTIJO, Cleyton Hércules. UMA INTERVENÇÃO NA ANSIEDADE MATEMÁTICA COMO FORMA DE MITIGAR AS DISPARIDADES DE GÊNERO NA MATEMÁTICA.. In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/848383-UMA-INTERVENCAO-NA-ANSIEDADE-MATEMATICA-COMO-FORMA-DE-MITIGAR-AS-DISPARIDADES-DE-GENERO-NA-MATEMATICA. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

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