TRAVESTILIDADES, DESOBEDIÊNCIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS DE UMA DISCENTE TRANS NEGRA NO MESTRADO

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
TRAVESTILIDADES, DESOBEDIÊNCIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS DE UMA DISCENTE TRANS NEGRA NO MESTRADO
Autores
  • Jordana de Sena Campos
  • Luciano Feliciano Lima
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/848220-travestilidades-desobediencia-e-educacao-matematica--vivencias-de-uma-discente-trans-negra-no-mestrado
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
Travestilidades, Desobediência, Educação Matemática
Resumo
As discussões sobre vivências discentes nas áreas de educação matemática costumam discorrer no âmbito das primeiras experiências de pesquisa, extensão e imersão em sala de aula. Quando se trata de vivências de corpos trans, essas experiências são somadas ao pioneirismo, ao choque e à ocupação de espaços por um grupo estruturalmente excluído da sociedade, como se travestis e mulheres trans estivessem burlando o sistema para estarem ali presentes. De fato, as biografias e os números a respeito das violências e vulnerabilidades sugerem isso. Por meio das obras Pedagogias das Travestilidades de Maria Clara Araújo dos Passos, Pedagogia da Desobediência: travestilizando a educação de Thiffany Odara e o conceito de "escrevivências" de Conceição Evaristo, há um diálogo entre memórias trans, rebeldias e o processo de formação docente e de pesquisa de uma estudante trans negra ao longo do seu programa de mestrado em ensino de ciências e matemática pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, onde a hormonioterapia, as mudanças no corpo e o novo vestir constroem uma nova pessoa a se reconhecer e a ser reconhecida na sua área de atuação, contribuindo para o grupo de pesquisa e extensão Rede Internacional Movimentos Docentes como bolsista da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) até chegar à aprovação como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante todo esse trajeto, suas vivências serviram para a construção de um projeto de pesquisa na área de educação matemática, dialogando sobre o papel de corpos trans na construção do conhecimento científico para a formação de professores, convidando o ambiente escolar e universitário a refletir sobre o espaço ocupado por mulheres trans e travestis e o tipo de contribuição que elas gostariam de oferecer.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAMPOS, Jordana de Sena; LIMA, Luciano Feliciano. TRAVESTILIDADES, DESOBEDIÊNCIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS DE UMA DISCENTE TRANS NEGRA NO MESTRADO.. In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/848220-TRAVESTILIDADES-DESOBEDIENCIA-E-EDUCACAO-MATEMATICA--VIVENCIAS-DE-UMA-DISCENTE-TRANS-NEGRA-NO-MESTRADO. Acesso em: 14/07/2025

Trabalho

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