COMBATE A DISPARIDADE DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS PPC'S DE IES DO DF E GO.

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
COMBATE A DISPARIDADE DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS PPC'S DE IES DO DF E GO.
Autores
  • Gabriella Iolanda Da Silva
  • Mayra Camelo Madeira de Moura
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/846668-combate-a-disparidade-de-genero-na-formacao-dos-professores-de-matematica--um-olhar-para-os-ppcs-de-ies-do-df-e-
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
Disparidade de Gênero, Formação Inicial de professor, Projetos Pedagógicos de Curso, Equidade, Educação matemática.
Resumo
O conhecimento matemático ao longo do tempo foi sendo alocado numa esfera predominantemente masculina, como se as mulheres não tivessem competências biológicas para o aprendizado de tal saber (SOUZA; FONSECA, 2010). Neste pensamento, a mulher seria mais afeita a emoção, excessivamente ilógica e irracional para ser hábil com a matemática (WALKERDINE, 2003). Este estereótipo se enraizou de tal forma que as salas de aula seguem repetindo esse padrão de diferenciação, ainda que não se baseando mais em critérios biológicos, mas sim acusando as mulheres de “se interessarem menos pela matemática”. Falas como essa corroboram a ideia de que às mulheres é destinado um lugar inferior, fixado por sua própria essência (BEAUVOIR, 2009). Esta falta de interesse pode advir dos próprios professores, que reforçam essas crenças. Muitas vezes, um menino com bom desempenho em matemática é visto como extraordinário, enquanto a menina com bom desempenho é vista como esforçada, o que desvaloriza suas habilidades naturais. Essa disparidade baseada apenas no gênero é um estereótipo que está arraigado na sociedade e que precisa ser discutido ao longo da formação inicial do docente de matemática a fim de reverter esse cenário. Nesse sentido, este trabalho analisou a formação acadêmica dos licenciandos de matemática de instituições públicas da região de GO e DF em busca de evidências da discussão da questão de disparidade de gênero na formação desses estudantes. Buscou-se compreender se os estudantes foram confrontados com a temática em algum momento de sua formação, seja por meio de disciplinas que abordassem diretamente o tema, seja por meio de disciplinas correlatas ou mesmo na descrição do perfil do egresso, indicando uma preocupação com o tipo de profissional que se deseja formar. Optou-se por uma abordagem qualitativa do tipo análise documental por esta trazer preocupações com fatos da sociedade que têm seu cerne na interpretação e explicação das dinâmicas das relações sociais (GOLDENBERG,1997). O corpus da pesquisa foram os projetos pedagógicos de curso, por serem documentos norteadores da formação profissional. Esses dados foram analisados segundo a análise de conteúdo de Bardin (2011). A pesquisa aponta que, no que tange à preocupação com assuntos relacionados à desconstrução de estereótipos de gênero nos professores de matemática em formação inicial, urge uma reformulação dos PPCs das IES públicas estudadas, bem como a necessidade de normativas que induzam a tomada destas providências nos PPCs, visto que a CNE/CP 02/2019 em vigor na atualidade, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, exclui o termo “gênero” de seu texto. Ao longo da pesquisa, identificou-se que apenas 4 das 7 instituições estudadas apresentam o tema em seus PPCs, e dentre essas, apenas 1 incluiu essa temática em disciplinas específicas. Isso indica que este tema ainda é considerado pouco relevante na formação dos docentes e da sociedade formada por eles, gerando um efeito cascata. A pesquisa revela que a escassez de metodologias nos PPCs das IES públicas perpetua estereótipos de gênero na formação de professores de matemática, destacando a necessidade de reformulação curricular urgente.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Gabriella Iolanda Da; MOURA, Mayra Camelo Madeira de. COMBATE A DISPARIDADE DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS PPC'S DE IES DO DF E GO... In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/846668-COMBATE-A-DISPARIDADE-DE-GENERO-NA-FORMACAO-DOS-PROFESSORES-DE-MATEMATICA--UM-OLHAR-PARA-OS-PPCS-DE-IES-DO-DF-E-. Acesso em: 13/07/2025

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