{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

A Conferência de Psicologia Histórico Cultural: Ciência, Tecnologia e Sociedade em sua II edição, cujo tema é “Conhecimento científico e tecnológico para uma sociedade democrática e cidadã”, este momento se constituiu em um importante marco na realização do evento. Representa todos os anos um constante desafio de criação e de disposição para o desenvolvimento do conhecimento científico compartilhado e coletivo.

 

As nossas circunstâncias materiais e comunicativas que prevalecem nesta pandemia do COVID nos obrigaram a alterar de forma rápida e intensa todo o nosso planejamento. De qualquer forma a atividade foi realizada e acreditamos que foi fundamental a participação de todos garantindo  o efeito formativo da conferência mesmo no formato on-line.

 

Assim que para sustentar esta Conferência estamos historicamente nos moldando aos desafios da tecnologia que fazem a mediação específica neste momento. Instante em que se alteram o nosso tempo e espaço de convivência para a realização do evento, bem como se alteram os limites e as possibilidades de nossas aprendizagens coletivamente forjadas. 

 

O controle de todo o trabalho humano mediado pelos aparatos tecnológicos e pelo quadro social específico deste momento pandêmico de isolamento social,  não nos impediu de realizar a nossa II Conferência. 


Não podemos nos desconectar do legado histórico da obra de Lev Vygotsky, autor que considerou a inserção de artefatos culturais nas ações humanas, autor que foi um revolucionário de seu tempo e que ainda permanece a nos indicar um caminho para a solução dos problemas contemporâneos.

 

A segunda versão da Conferência que foi realizada como uma experiência paradigmática em um momento pandêmico, representou um movimento de sair das dúvidas paralisantes e nos encaminhar ao debate profícuo que nos relembra a importância das Obras Escogidas de Lev Vygotsky, um dos maiores psicólogos do século XX, que nos contemplam com a abordagem da Psicologia Histórico-Cultural.

 

Cabe destacar a relevância de seus achados para as diferentes atividades humanas de produção do conhecimento científico e tecnológico tem influenciado diretamente em áreas como educação, saúde, trabalho e vida social. A ampla fundamentação teórica e metodológica de Vygotsky é atualmente um referencial para avançar na compreensão do conceito de subjetividade, bem como na Teoria da Atividade, da qual o campo CTS necessita como aporte para o desenvolvimento de suas pesquisas. A importância desse autor e seus construtos teóricos, metodológicos, filosóficos e epistemológicos em diferentes disciplinas do saber traz ao campo CTS uma grande contribuição nos estudos e pesquisas que envolvem a subjetividade como definição ontológica.

 

A II Conferência contou com a presença de eminentes pesquisadores internacionais tanto do campo do desenvolvimento humano como do campo da Ciência Tecnologia e Sociedade. A participação de palestrantes internacionais de renome como: Prof. PhD Nikolay Veresov, Professor Associado da Universidade de Monash (Austrália) e do Dr. Alipio Sánchez Vidal Professor na Universidade de Barcelona. Prof. Dr. Alex Volnei Teixeira, Professor da First Nations University of Canada, Canadá., cumpre o objetivo de visibilizar ações de Internacionalização da UTFPR e do PPGTE.

 

A participação de mais 250 inscritos no evento, inscritos em mais de 18 atividades entre mesas redondas e palestras confere a dinâmica própria da articulação desta II Conferência com a formação universitária e da inserção acadêmica no cenário nacional.

 

O envolvimento das Universidades parceiras, UFPR, UFSC, USP, UNICAMP, demonstram a amplitude nacional e a possibilidade de articulações temáticas sobre a mesma ontologia e fundamento teórico proposto.

 

A democracia e cidadania são conquistas recentes em nossa realidade histórico-cultural e demandam a necessidade de seu fortalecimento de redes de colaboração e aprendizagem coletiva, para a ampliação do debate científico.

O compromisso democrático está na raiz do campo dos Estudos Ciência Tecnologia e Sociedade (ECTS), compreendendo a necessidade de intensificar relações dialógicas e transformadoras entre o desenvolvimento tecnocientífico e as demandas sociais, culturais e educacionais.

 

A participação da Teoria Histórico-Cultural desenvolvida por Lev Vigotski e sua relação com a Ciência, Tecnologia e a Sociedade contribuem para a construção de um conhecimento profundo sobre as relações intersubjetivas que se dão nos espaços formativos da educação humana. Desse modo, é preciso problematizar a participação efetiva dos atores sociais envolvidos na produção e reprodução do saber e fazer no contexto da pandemia. Assim, a pluralidade de uma teoria crítica da sociedade moderna deve enfatizar o impacto dos aspectos contextuais históricos e culturais da tecnologia sobre os seus saberes. A tecnologia não é apenas o controle racional da natureza, mas o seu desenvolvimento e utilização do que se constitui como sabedoria e conhecimento social. Nesse sentido devemos incorporar a interdisciplinaridade das novas ciências às reformulações teóricas, a fim de construir uma ampla rede de relações de aprendizagens colaborativas que possam ser efetivas na construção de uma sociedade mais democrática e justa. Por isso, nosso tema foi “conhecimento científico e tecnológico para uma sociedade democrática e cidadã”.

 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável


Dra. Maria Sara de Lima Dias

https://labtutor.ct.utfpr.edu.br/

mariadias@utfpr.edu.br

Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR

Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade / PPGTE

Av. Sete de Setembro, 3165

CEP 80230-901 Curitiba Paraná Brasil

http://www.ppgte.cefetpr.br

Telefone PPGTE: (41) 3310-4711 Fax: (41)3310-4712


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}