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Apresentação

  • Ministério da Educação

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná




    Apresentamos aqui, nestes Anais da I Conferência de Psicologia Histórico Cultural: Ciência, Tecnologia e Sociedade, os resultados de um conjunto de pesquisas de mestrado e doutorado ainda em desenvolvimento. A presente conferência é resultado de um projeto de extensão:Grupo de Leituras em Lev Vygotsky que é realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 2016 coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Sara de Lima Dias, professora do Departamento de Estudos Sociais e professora do Programa de Pós Graduação em Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). 

    Também representa um esforço para consolidar parcerias institucionais de extensão com o Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Paraná,  o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná e o Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná. Busca aproximações entre diferentes Linhas de pesquisas destas instituições das quais participam os organizadores e pareceristas com a linha de pesquisa: Tecnologia e Trabalho do PPGTE- UTFPR, Campus Curitiba.

    Nesses trabalhos, observa-se a importância da problematização do determinismo tecnológico e da suposta neutralidade da tecnologia e da ciência para a análise da cultura, da história social e seus impactos na subjetividade. O campo Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS se integra à perspectiva histórico cultural na medida em que concebe a centralidade do trabalho na constituição do sujeito, de modo que a participação do homem e sua interferência no meio resultam em uma subjetividade socialmente constituída. Nesse sentido, uma visão do ser humano dialeticamente constituído é basilar para pensar os processos, efeitos e impactos da tecnologia nos modos de vida contemporâneos.

            Ao analisamos os trabalhos que se filiam à perspectiva da Teoria Histórico Cultural objetivou-se demonstrar que existe uma integração interdisciplinar que apela para interesses epistemológicos, teóricos e metodológicos comuns e que marca a escolha de diferentes autores pela abordagem fundamentada em Vygotsky, orientada para os temas abordados pelas comunicações científicas. 

    • .A Teoria Histórico Cultural e o Campo CTS
    • O processo de aprendizagem e a prática pedagógica, inclusão e exclusão.
    • Constituição de Subjetividade e a Tecnologia

        Os sentidos e significados atribuídos ao Campo das Ciências, Tecnologia e Sociedade se apresentam na pesquisa na interface entre a psicologia, educação, saúde, história, sociologia, filosofia e as demais áreas do conhecimento científico. Diante dos resultados, podemos considerar que é fundamental a compreensão dos pressupostos da perspectiva da Psicologia Histórico Cultural e das características da perspectiva do campo CTS, na qual se destacam tendências de apropriação do método materialista histórico e dialético, fundamentando uma visão crítica das ciências no tratamento das temáticas presentes nas pesquisas.


           A proposta desta I Conferência de Psicologia Histórico Cultural: Ciência, Tecnologia e Sociedade é debater sobre a aplicação de seus construtos teóricos e metodológicos em tais pesquisas e a sua interface com o campo CTS, relacionando a importância dos fatores históricos, culturais e sociais sobre a produção do conhecimento. Enfatizando o caráter subjetivo da construção do conhecimento o pensamento de Gonzalez Rey nos orienta: " A ciência, como  produção permanente de novas zonas de sentido que definem novos níveis de inteligibilidade sobre os fenômenos estudados, nunca aparece em versões terminadas ou finais, pelo contrário, representa um processo em permanente progresso, ao que lhe são alheios os dogmas e as definições universais invariáveis."



Gonzalez Rey, L. F. Pesquisa Qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios, 2002.

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                                      Sobre  Lev Semenovich Vygotsky



         O destino do trabalho científico de Lev S. Vygotsky é excepcional e o trabalho dele tem subsidiado reflexões sobre as práticas educativas, o mundo do trabalho e o impacto da tecnologia no desenvolvimento humano. 

          Em primeiro lugar, Vygotsky, um dos maiores psicólogos do século XX, nunca recebeu uma educação formal em psicologia. Lev Semenovich Vygotsky nasceu em Orsha, uma pequena cidade na Bielorrússia, depois de completar a escola secundária na cidade de Gomel, de 1912, ele completou os estudos universitários em direito, filosofia e história em Moscou. Durante os seus estudos secundários e universitários, Vygotsky adquiriu excelente formação no campo das ciências humanas (línguas e lingüística, estética e literatura, filosofia e história). Já com a idade de 20, ele escreveu um volumoso estudo sobre Hamlet. Poesia, drama, linguagem e questões de sinais e significado, teoria literária, cinema, problemas de história e filosofia, interessados ??vividamente Vygotsky.

           Morreu aos 37 anos, só podia dedicar uma década para seu trabalho científico e não viu a publicação de suas obras mais importantes. Apesar de seu trabalho importante para a psicologia soviética desde 1956 somente depois da Guerra Fria, foi tornando-se cada vez mais procurado e divulgado pelo público norte-americano e brasileiro. A ideia fundamental de sua obra é que o desenvolvimento humano só pode ser explicado em termos de mediações, que são relações e interações sociais. Na atualidade, a filosofia de trabalho utilizada por Vygotsky na Psicologia é cada vez mais utilizada resultando grande produção teórica sobre a temática da subjetividade, da identidade e das emoções entre outros temas. 

           Diferentes áreas do saber buscam uma filosofia científica, uma visão de mundo e de homem que podem se integrar na abordagem metodológica que ele achava necessária à Psicologia. A importância dos trabalhos de Lev Semionovich Vygotsky para a temática da subjetividade, da identidade, do desenvolvimento e das emoções humanas tem sido de crescente interesse nas diferentes campos do saber sobre a potencialidade de aplicações de seus construtos particularmente sobre as relações entre a linguagem e o pensamento. A perspectiva histórico cultural, marco do pensamento do autor tem fomentado  pesquisas e debates sobre educação, trabalho, tecnologia em abordagens interdisciplinares. 

         

            


Agradecimentos especiais


              À UTFPR pelo espaço para a discussão aos servidores dos diferentes setores da instituição. Á coordenação do PPGTE na pessoa da Prof. Marília Abraão, que não poupou esforços em apoiar esta iniciativa, aos Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho ao Prof. Dr. Mario Lopes Amorim e demais colegas da linha pesquisa Tecnologia e Trabalho.

 Aos palestrantes externos professores de referencia na área Prof. Dra. Andréa Vieira Zanella e Prof. Dr. João Batista Martins. A todos os envolvidos na Comissão Cientifica, na Comissão Organizadora a Prof. Denise de Camargo, por sua presença sensível. A todos os    alunos voluntários e colaboradores. Aos palestrantes e a todos os inscritos no evento. É somente por sua participação que este trabalho coletivo foi possível, um produto de referência inicial para aprofundar estudos e subsidiar novas pesquisas. Um aspecto essencial é o modo como este evento foi organizado a muitas mãos modo que expressa esta dimensão concreta do fazer das práticas sociais humanas sempre subjetivadas e dotadas de sentido e significado.


Atenciosamente


A comissão organizadora 






 




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Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



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Responsável

Prof. Dra. Maria Sara de Lima Dias


Projeto de extensão da UTFPR/ Grupo de Leituras de Lev Vygostky
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade ( PPGTE)
Departamento Acadêmico de  Estudos Sociais (DAESO)
E-mail: mariadias@utfpr.edu.br
Avenida Sete de Setembro, 3165, Rebouças, +55 (41) 3310-4598 
CEP 80230-901, Curitiba, PR, Brasil 



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