DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS - PROJETO SUPERBUG.UNB

Publicado em 24/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-507-6

Título do Trabalho
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS - PROJETO SUPERBUG.UNB
Autores
  • Natália Lopes de Freitas
  • Pedro Ricardo Gonçalves Azevedo
  • Tanise Vendruscolo Dalmolin
  • Dra. Fabiana Brandão Alves Silva
Modalidade
TEMA LIVRE
Área temática
Inovação em educação em saúde
Data de Publicação
24/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/consaude_hc_ufpe/415308-divulgacao-cientifica-atraves-de-midias-sociais---projeto-superbugunb
ISBN
978-65-5941-507-6
Palavras-Chave
Comunicação e Divulgação Científica, Disciplinas das Ciências Biológicas, Microbiologia, Parasitologia, UnB.
Resumo
Introdução: O projeto Superbug.UnB é resultado da inquietude em compartilhar saberes em ação conjunta de estudantes do curso de Farmácia (UnB) e professores da área de Análises Clínicas, o qual resultou na criação de formas alternativas de divulgação de produtos acadêmicos científicos e materiais educativos, utilizando a popularidade das mídias sociais (Instagram, YouTube e Spotify). Objetivos: Compartilhar novas formas de ensino/aprendizado de modo acessível e democrático a diferentes grupos étnicos sociais, na tentativa de inserir ou aprimorar conhecimentos adquiridos em microbiologia e parasitologia. Relato da experiência: No tocante ao eixo ensino, o projeto incentiva que os estudantes das disciplinas de Diagnóstico Laboratorial em Microbiologia Clínica, Diagnóstico Laboratorial em Parasitologia Clínica e Fundamentos em Parasitologia exercitem a criatividade para produzir mapas mentais (neuroplasticidade), PodCasts (ensino lúdico e de fácil acesso), vídeos criativos (Método Summaê) e artigos científicos sobre o conteúdo abordado nas aulas. Os produtos acadêmicos gerados são divulgados sem fins lucrativos e são frutos da aplicação de metodologias ativas de ensino, que objetivam que o estudante seja o agente do aprendizado. Até o momento da submissão deste resumo, foram realizados 20 posts no Instagram, com alcance de 499 contas, que totalizaram 738 interações com o conteúdo postado e 245 seguidores; no Youtube foram disponibilizados 6 vídeos, com 97 visualizações e 7 inscritos; no Spotify foram disponibilizados 3 podcasts, que somam 133 reproduções de um público estimado em 22 ouvintes. Reflexão sobre a experiência: Trata-se de uma forma comprovadamente eficaz de ensino, que instiga a criatividade e aplicação prática do método científico no eixo ensino-aprendizado, além do compartilhamento de saberes por meio da divulgação científica, para além da Universidade, buscando alcançar de forma democrática, gratuita e criativa a pluralidade social. Conclusões ou recomendações: O Superbug.UnB vem ao encontro da era digital e oportuniza que o eixo ensino-aprendizado seja democrático, inovador e engajado com novas tecnologias de propagar informação e conhecimento.
Título do Evento
I CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE DO HC-UFPE - INOVAÇÃO E INTERPROFISSIONALIDADE
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE: Inovação e Interprofissionalidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

FREITAS, Natália Lopes de et al.. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS - PROJETO SUPERBUG.UNB.. In: Anais do Congresso Internacional em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE: Inovação e Interprofissionalidade. Anais...Recife(PE) Plataforma Virtual, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/consaude_hc_ufpe/415308-DIVULGACAO-CIENTIFICA-ATRAVES-DE-MIDIAS-SOCIAIS---PROJETO-SUPERBUGUNB. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

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