VIVÊNCIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDAS DE ENFERMAGEM EM LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO CIRÚRGICA

Publicado em 24/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-507-6

Título do Trabalho
VIVÊNCIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDAS DE ENFERMAGEM EM LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO CIRÚRGICA
Autores
  • Sevy Reis Dias Egydio de Oliveira
  • Aline Bezerra Ferreira
  • Ester dos Santos Gomes
  • Rayane Gomes Medeiros da Silva
  • KARLA HELLEN DIAS SOARES
  • Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
Modalidade
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Área temática
Inovação em educação em saúde
Data de Publicação
24/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/consaude_hc_ufpe/411561-vivencias-no-processo-ensino-aprendizagem-de-graduandas-de-enfermagem-em-laboratorio-de-simulacao-cirurgica
ISBN
978-65-5941-507-6
Palavras-Chave
Aprendizagem, Educação em Enfermagem, Ensino, Simulação.
Resumo
Introdução: A Simulação constitui estratégia significativa, para graduandos de Enfermagem, na consolidação do processo ensino-aprendizagem. Além de viabilizar a construção de ambiente interativo e dialógico, adequado à aquisição de competências teórico-práticas, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo na tomada de decisão na futura prática profissional. Objetivo: Relatar a experiência de graduandas de Enfermagem no Laboratório de Simulação na disciplina “Enfermagem em Situações Cirúrgicas do Adulto e do Idoso”. Relato da experiência: A Simulação em Laboratório durante a graduação em Enfermagem, possibilita aos discentes a aplicação dos conhecimentos teórico-práticos apreendidos ao longo da formação. Por se tratar de uma vivência explorada no âmbito da disciplina de Enfermagem em Situações Cirúrgicas do Adulto e do Idoso, ofertada na graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tal prática é dividida em blocos: Centro Cirúrgico (CC), Recuperação Anestésica (RA) e Centro de Material e Esterilização (CME). Além do debate de casos anestésico-cirúrgicos, os discentes são estimulados a discutir acerca das condutas adequadas necessárias no atendimento ao paciente e da especificidade das ações desenvolvidas pelo enfermeiro, através da condução à definição de um plano de cuidados contendo: diagnósticos de enfermagem, resultados esperados e intervenções. Reflexão sobre a experiência: Ao vivenciar as simulações, o graduando é estimulado a desenvolver as etapas do Processo de Trabalho em Enfermagem (PTE), de forma contextualizada às situações cirúrgicas, além de constituir estratégia para a promoção do raciocínio no cuidado ao paciente cirúrgico. A estratégia de ensino utilizada propicia a correlação teórico-prática dos conteúdos, por meio da aplicabilidade desses conhecimentos no exercício profissional. Soma-se a essas potencialidades, o desenvolvimento articulado de competências e habilidades no âmbito do CC, RA e do CME, e a oportunidade de ampliar o domínio sobre as temáticas, complementando o processo formativo na assistência ao paciente. Conclusões ou recomendações: O envolvimento dos graduandos nas Simulações favorece a formação crítica, ativa e autônoma, contribuindo para a qualidade da assistência direta e indireta prestada ao paciente no perioperatório. Além do estímulo para o aprofundamento dos conhecimentos há o desenvolvimento de competências e habilidades, gerando maior segurança ao futuro enfermeiro na implementação das etapas do PTE.
Título do Evento
I CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE DO HC-UFPE - INOVAÇÃO E INTERPROFISSIONALIDADE
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE: Inovação e Interprofissionalidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Sevy Reis Dias Egydio de et al.. VIVÊNCIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDAS DE ENFERMAGEM EM LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO CIRÚRGICA.. In: Anais do Congresso Internacional em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE: Inovação e Interprofissionalidade. Anais...Recife(PE) Plataforma Virtual, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/consaude_hc_ufpe/411561-VIVENCIAS-NO-PROCESSO-ENSINO-APRENDIZAGEM-DE-GRADUANDAS-DE-ENFERMAGEM-EM-LABORATORIO-DE-SIMULACAO-CIRURGICA. Acesso em: 18/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes