A UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM LÚDICA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Publicado em 30/01/2020 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
A UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM LÚDICA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Autores
  • Profª. Drª. Liz Daiana Tito Azeredo da Silva
  • Jaqueline Maria de Almeida
  • Marcela Vieira Coimbra
  • João Batista da Silva Santos
  • Profª. Drª. Eliana Crispim França Luquetti
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
[GT 8] Práticas e metodologias de ensino e aprendizagem de língua materna
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2019/180328-a-utilizacao-da-linguagem-ludica-na-perspectiva-da-alfabetizacao-e-letramento
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Saberes, Prática pedagógica, PARFOR.
Resumo
O presente trabalho buscou evidenciar a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento, a partir da concepção de professores, que também são estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia, do 8 º período, que ingressaram pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), da Universidade Estadual do Norte Fluminense – RJ. Para isso, aplicamos um questionário, a fim de verificar de que forma os licenciandos concebiam a utilização da linguagem lúdica na prática pedagógica, durante a disciplina “História e Política para a Infância”. Assim, foi possível perceber que as práticas e conhecimentos adquiridos no processo formativo permitiram uma interação mais efetiva, levando as discentes, mas já professores, refletirem e redimensionarem suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Para isso, foi realizado um trabalho exploratório, e utilizamos alguns teóricos como: Gatti (2013), Soares (2010); Liberali (2012); Kishimoto (2010) dentre outros. Nesta pesquisa, observamos que o processo de consolidação destes profissionais possibilitou repensar e difundir as políticas de formação docente, assim como repensar a questão da teoria e prática, como concepções indissociáveis.
Título do Evento
VIII CONINTER
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Profª. Drª. Liz Daiana Tito Azeredo da et al.. A UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM LÚDICA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.. In: Anais do VIII CONINTER. Anais...Maceió(AL) Unit/AL, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2019/180328-A-UTILIZACAO-DA-LINGUAGEM-LUDICA-NA-PERSPECTIVA-DA-ALFABETIZACAO-E-LETRAMENTO. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes