CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA DE VIGOTSKI PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES\ SUPERDOTAÇÃO

Publicado em 30/01/2020 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA DE VIGOTSKI PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES\ SUPERDOTAÇÃO
Autores
  • LIRANI FIRMO DA COSTA SOUZA
  • Mayara Cristina da Silva Lima
  • Hedwe Mateus de Souza Firmo
  • Rodrigo da Silva Almeida
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
[GT 1] Acessibilidade em tempos de diversidade, inclusão social e escolar
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2019/180306-contribuicoes-da-psicologia-socio-historica-de-vigotski-para-a-inclusao-escolar-de-alunos-com-altas-habilidades-
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Altas habilidades\ Superdotação, Inclusão escolar, Psicologia Sócio-Histórica, Vigotski.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da inclusão social dos alunos com altas habilidades\ superdotação a partir das contribuições da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski. Consiste então num ensaio acadêmico onde serão expostos os nossos pontos de vista, que terão o embasamento teórico-metodológico crítico do materialismo histórico-dialético. Ressaltamos a pertinência de discutir esta temática, diante da crescente necessidade de se promover a inclusão no contexto das diversidades existentes na escola e devido a este assunto não ser muito visibilizado no Brasil, além de serem escassas as pesquisas atrelando as altas habilidades\ superdotação com a perspectiva de Vigotski. A partir disso problematizamos dois aspectos importantes: inicialmente, a necessidade de pensar numa concepção ampliada de inclusão escolar, e em seguida, as contribuições vigotskianas para a inclusão escolar desses alunos. Logo, no caso das altas habilidades\ superdotação, Vigotski ressalta a necessidade de compreender o aluno no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem a partir da sua individualidade e complexidade, fazendo uma mudança de procedimentos, atentar para a promoção das formas especiais de talento e focar na promoção do desenvolvimento socioemocional deles a partir da sua função de mediador e propulsor do desenvolvimento, a fim de fazer com que se sintam bem consigo mesmos e com o fato de serem diferentes, onde a escola e a família são aliados nesse processo.
Título do Evento
VIII CONINTER
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, LIRANI FIRMO DA COSTA et al.. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA DE VIGOTSKI PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES\ SUPERDOTAÇÃO.. In: Anais do VIII CONINTER. Anais...Maceió(AL) Unit/AL, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2019/180306-CONTRIBUICOES-DA-PSICOLOGIA-SOCIO-HISTORICA-DE-VIGOTSKI-PARA-A-INCLUSAO-ESCOLAR-DE-ALUNOS-COM-ALTAS-HABILIDADES-. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes