UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE UMA VISITA PRÉVIA DE PROFESSORES COM UM OLHAR INCLUSIVO AO MUSEU DO AMANHÃ

Publicado em 30/01/2020 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE UMA VISITA PRÉVIA DE PROFESSORES COM UM OLHAR INCLUSIVO AO MUSEU DO AMANHÃ
Autores
  • Daniela Ferreira Barbosa Ramos
  • Carmem Menezes
  • Ediclea Mascarenhas Fernandes
  • Bianca da Cunha Machado
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
[GT 1] Acessibilidade em tempos de diversidade, inclusão social e escolar
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2019/179549-uma-breve-reflexao-sobre-uma-visita-previa-de-professores-com-um-olhar-inclusivo-ao-museu-do-amanha
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Audiodescrição, Braille, Museu inclusivo, Acessibilidade
Resumo
O estudo tem como objetivo analisar as condições de acessibilidade do Museu do Amanhã à visitação de alunos com deficiência visual por meio da aplicação de um protocolo de acessibilidade para professores. Para alcançar o objetivo foi feita pesquisa bibliográfica e adaptação do formulário de acessibilidade em museus de Berquó (2011). A finalidade do protocolo é que o professor possa utilizá-lo, como ferramenta para aferir acessibilidade do local, a partir de uma visita prévia e futuro planejamento de aulas-passeio para alunos com deficiência visual. A metodologia utilizada foi qualitativa o estudo de caso a partir de uma visita ao museu para verificar a existência dos itens do protocolo. Como resultados estava presente no museu apenas o item piso tátil. O museu não tinha os outros itens do protocolo, tais como: o audioguia com audiodescrição, a visita guiada com audiodescrição, o folder e/ou material de divulgação das exposições impresso em braille ou com letra ampliada. Além desses itens verificou-se a necessidade da inclusão no protocolo de filmes e/ou vídeos apresentados na exposição com a opção de audiodescrição. Conclui-se que há a necessidade de adequação no Museu para que o visitante com deficiência visual possa ter uma experiência de visita com autonomia e para os professores que pretendem levar seus alunos com deficiência visual para conhecer o museu é importante que visitem o local antes e assim verifiquem os materiais disponíveis e se há acessibilidade no espaço expositivo que atenda a visita de alunos com deficiência visual.
Título do Evento
VIII CONINTER
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RAMOS, Daniela Ferreira Barbosa et al.. UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE UMA VISITA PRÉVIA DE PROFESSORES COM UM OLHAR INCLUSIVO AO MUSEU DO AMANHÃ.. In: Anais do VIII CONINTER. Anais...Maceió(AL) Unit/AL, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2019/179549-UMA-BREVE-REFLEXAO-SOBRE-UMA-VISITA-PREVIA-DE-PROFESSORES-COM-UM-OLHAR-INCLUSIVO-AO-MUSEU-DO-AMANHA. Acesso em: 09/09/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes