O CURRÍCULO E AS DIFERENÇAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EJA

Publicado em 30/01/2020 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
O CURRÍCULO E AS DIFERENÇAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EJA
Autores
  • José Clebson dos Santos
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
[GT 9] Estudos de gênero, sexualidades e corporalidades
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2019/177605-o-curriculo-e-as-diferencas-de-genero-e-sexualidade-na-eja
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Currículo, Diversidade, EJA, Gênero, Sexualidade.
Resumo
A contemporaneidade nos apresenta uma vasta discussão sobre vários temas que fazem parte do contexto social, e necessariamente são discutidos em sala de aula. A sociedade como um todo, através dos veículos de comunicação tem-se falado muito em gênero e sexualidade, e trabalhar essas questões na modalidade de educação de jovens, adultos e idosos se apresenta como uma alternativa favorável para estabelecer reflexões que tentem evitar certas atitudes/ações preconceituosas e normatizadoras, pré-estabelecidas pelas relações poder na sociedade, já que o público da EJA é caracterizado por abranger alunos que por motivos de origem social, econômica ou de adequação, não tiveram acesso ao ensino regular e a oportunidade de concluir a educação básica em idade certa. Assim, as discussões de gênero e sexualidade podem contribuir para intervir em um contexto que já apresenta por si só problemas com preconceitos e rótulos (ARROYO, 2001; LOPES; SOUSA, 2005).Entretanto, para discutir essas questões em qualquer modalidade de ensino, uma analise sobre os fatores que influenciam as concepções de gênero e sexualidade em nossa sociedade deve nos remeter a observação do contexto cultural (HALL, 2001). Este trabalho remete-se a uma pesquisa qualitativa exploratória no Referencial Curricular e na rede pública estadual de Alagoas, objetivando analisar as temáticas de gênero e sexualidade no currículo da EJA, já que foi questionado o seu currículo, suas propostas, medidas pedagógicas e se essas são viáveis à discussão de gênero e sexualidade no ambiente escolar dessa modalidade de ensino, às identidades desses sujeitos, à diversidade cultural que a caracteriza e a discussão de um currículo que se tem na prática. Para viabilizar uma prática pedagógica voltada para o diálogo com essas várias identidades, foram analisados alguns documentos oficiais como: Os Parâmetros Curriculares Nacionais, Temas Transversais (BRASIL, 1998), Parecer nº 11/2000- CNE/CEB, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 2010), além de outros referenciais que fundamentaram essa análise (MOURA 2014, FERRO 2016), os quais permitiram à escola a construção do seu currículo para atender às especificidades de seus sujeitos e promoção da multiculturalidade.
Título do Evento
VIII CONINTER
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, José Clebson dos. O CURRÍCULO E AS DIFERENÇAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EJA.. In: Anais do VIII CONINTER. Anais...Maceió(AL) Unit/AL, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2019/177605-O-CURRICULO-E-AS-DIFERENCAS-DE-GENERO-E-SEXUALIDADE-NA-EJA. Acesso em: 09/09/2024

Trabalho

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