APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS ARTESANAIS NO ENSINO DE NEUROANATOMIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 30/01/2020 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS ARTESANAIS NO ENSINO DE NEUROANATOMIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Renato Faria da Gama
  • Erika Costa Barreto Monteiro de Barros
  • Lívia Vasconcelos De Andrade
  • Gustavo Santos Crespo
  • FERNANDA CASTRO MANHÃES
  • Rosalee Santos Crespo Istoe
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
[GT 11] Informação, educação e tecnologias
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2019/177230-aplicacao-de-modelos-didaticos-artesanais-no-ensino-de-neuroanatomia--revisao-bibliografica-e-relato-de-experienc
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
modelos anatômicos, educação médica, neurociência
Resumo
O ensino de anatomia humana tem sido tradicionalmente com o apoio de corpos humanos, que favorecem a representação das estruturas no indivíduo vivo. No entanto, circunstâncias como a dificuldade de aquisição e conservação de cadáveres consistem de entraves à sua utilização. No que concerne à neuroanatomia, acrescenta-se a limitação de compreensão de estruturas microscópicas, aderidas entre si, de baixo contraste cromático, requerendo do estudante uma elevada capacidade de abstração para entendimento tridimensional das estruturas nervosas. Na prática, são utilizados modelos em duas dimensões desenhados em livros ou imagens digitais projetadas em tela ou modelos sintéticos industrializados com realce de contrastes cromáticos, desmontáveis de acordo com suas subdivisões anatômicas, por vezes com tamanhos ampliados para facilitação da visualização de estruturas de dimensão reduzida. Nos países em desenvolvimento, as limitações econômicas para aquisição dos modelos anatômicos industrializados dificultam a sua utilização, especialmente nas instituições públicas de ensino superior, motivo pelo qual algumas escolas têm proposto a utilização de modelos artesanais, confeccionados na própria instituição, utilizando material de artesanato ou subprodutos reciclados. O presente estudo propõe a avaliação dos resultados obtidos por alunos na produção de modelos artesanais durante um curso de neuroanatomia da graduação médica, confrontando dados com a experiência descrita por outros docentes de neuroanatomia em outras escolas. Os autores concluem que a utilização de modelos anatômicos artesanais contribuem para a percepção tridimensional das estruturas neuroanatômicas e podem ser utilizada como estratégia andragógica de apoio, associada aos métodos tradicionais de ensino.
Título do Evento
VIII CONINTER
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GAMA, Renato Faria da et al.. APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS ARTESANAIS NO ENSINO DE NEUROANATOMIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do VIII CONINTER. Anais...Maceió(AL) Unit/AL, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2019/177230-APLICACAO-DE-MODELOS-DIDATICOS-ARTESANAIS-NO-ENSINO-DE-NEUROANATOMIA--REVISAO-BIBLIOGRAFICA-E-RELATO-DE-EXPERIENC. Acesso em: 03/07/2025

Trabalho

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