O PARADOXO ACESSO VERSUS EVASÃO E O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA NA UFES

Publicado em 30/01/2020 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
O PARADOXO ACESSO VERSUS EVASÃO E O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA NA UFES
Autores
  • Juliana Barbosa Coitinho Gonçalves
  • Emerson Campos Gonçalves
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
[GT 5] Diversidade e políticas de afirmação
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2019/177172-o-paradoxo-acesso-versus-evasao-e-o-papel-da-universidade-no-acolhimento-dos-estudantes--uma-experiencia-inclusiv
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
evasão, inclusão, educação superior, multidisciplinar, bioquímica
Resumo
Durante os governos Lula (2003-2008) e Dilma (2009-2016), o Brasil experimentou um momento de significativa expansão no ensino superior público. No período supracitado, através de programas como o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) e de políticas mais específicas de democratização e inclusão, como a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), o Governo Federal conseguiu que o número de estudantes matriculados nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) saltasse de 469.848 (em 2003) para 939.604 (em 2014), sendo seu maior mérito ‘rechear’ essa estatística com os filhos de uma classe historicamente alijada do direito à educação. Porém, entre os inquestionáveis méritos e as críticas possíveis, essa expansão trouxe um novo desafio ao cenário da educação superior no país: a necessidade de se adotar medidas que garantam a permanência e a conclusão satisfatória da graduação por esses alunos, muitas vezes vindos de um contexto de formação frágil na educação básica. O objetivo deste artigo, organizado de forma ensaística, é refletir sobre o papel de acolhimento que a universidade deve desempenhar para garantir a efetiva inclusão desse público. Para isso, busca-se apresentar a experiência desenvolvida na disciplina de Bioquímica dentro do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (CCS/Ufes). Ao fim, problematiza-se a necessidade de uma adoção de políticas contínuas visando a oferta de condições iguais de permanência a todos os estudantes.
Título do Evento
VIII CONINTER
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONÇALVES, Juliana Barbosa Coitinho; GONÇALVES, Emerson Campos. O PARADOXO ACESSO VERSUS EVASÃO E O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA NA UFES.. In: Anais do VIII CONINTER. Anais...Maceió(AL) Unit/AL, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2019/177172-O-PARADOXO-ACESSO-VERSUS-EVASAO-E-O-PAPEL-DA-UNIVERSIDADE-NO-ACOLHIMENTO-DOS-ESTUDANTES--UMA-EXPERIENCIA-INCLUSIV. Acesso em: 09/09/2024

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