SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DA ATENÇÃO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DA ATENÇÃO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO
Autores
  • Gabriela Plotzky de Castro
  • Karin Viegas
  • Rita Catalina Aquino Caregnato
  • EMILIANE NOGUEIRA DE SOUZA
  • Ana Amélia Antunes Lima
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoufcspa/193300-simulacao-realistica-no-ensino-da-atencao-de-enfermagem-na-saude-do-adulto
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
Simulação, Ensino, Enfermagem.
Resumo
Introdução: A simulação realística é uma estratégia de ensino inovadora na enfermagem que proporciona a oportunidade de treinar habilidades através de cenários próximos aos reais, sem causar riscos ao paciente e ao aluno. A necessidade de inovação no ensino de enfermagem e estas potencialidades justificam a realização deste trabalho. Objetivo: Relatar a experiência do uso da simulação realística na disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto I. Metodologia: Simulações realísticas de casos clínicos na disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto I, no centro de simulação realística da ISCMPA . Os casos clínicos proporcionaram simulações de assistência de enfermagem a pacientes adultos com insuficiência cardíaca e artroplastia de quadril. Os cenários, planejados com o Guia de Simulação de Linn, simularam o atendimento de enfermagem a pacientes em unidade de internação clínica e sala de recuperação pós-anestésica. As simulações consistiram em três etapas a saber: o briefing, momento em que os alunos recebem o caso clínico e um aluno se voluntaria para ser o enfermeiro do cenário simulado; a seguir ocorre a simulação, fase em que o aluno voluntário interage com o manequim de alta fidelidade, realizando os cuidados de enfermagem; o debriefing, momento destinado à revisão do desenvolvimento da simulação e os sinais e sintomas são identificados, definem-se os diagnósticos e cuidados de enfermagem utilizando as taxonomias NANDA-I e NIC. O docente atua nessas etapas como um mediador da situação desenvolvida no cenário. Resultados e Conclusões: Duas simulações foram desenvolvidas com a turma de alunos da 3ª série. Participando 20 e 21 alunos respectivamente, ambas com média de 3 horas de duração. As simulações proporcionaram engajamento dos alunos no seu aprendizado, seja participando da simulação ou do debriefing. Com o auxílio da docente, os alunos conseguiram identificar diagnósticos de enfermagem prioritários para ambos os casos clínicos, ajudando-os no raciocínio clínico.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASTRO, Gabriela Plotzky de et al.. SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DA ATENÇÃO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO.. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/193300-SIMULACAO-REALISTICA-NO-ENSINO-DA-ATENCAO-DE-ENFERMAGEM-NA-SAUDE-DO-ADULTO. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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