SAÚDE DO TRABALHADOR: UM OLHAR BIOPSICOSSOCIAL.

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
SAÚDE DO TRABALHADOR: UM OLHAR BIOPSICOSSOCIAL.
Autores
  • Aniara Conculatto
  • Laísa Siqueira Soares
  • Renan De Oliveira Lackmann
  • Carla Marques Lemes
  • Melanie Schroder
  • Adriana Aparecida Paz
  • LUCIANA NUSSBAUMER
  • Madalena Peixoto Paulino
  • Mirian Zeilmann Drumm
  • Tatiane de Cássia Xavier de Oliveira
  • Virginia Dapper
  • Luccas Melo de Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
Iniciação Científica
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/CongressoUFCSPA/192458-SAUDE-DO-TRABALHADOR--UM-OLHAR-BIOPSICOSSOCIAL
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
Vigilância em Saúde do Trabalhador, Acidentes do Trabalho, Doenças Profissionais, Serviços de Saúde do Trabalhador, Saúde do Trabalhador.
Resumo
Introdução: A abordagem da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foi proposta em 1950, por Eric Trist e colaboradores, que desenvolveram estudos com objetivo de tornar o trabalho prazeroso, evitando o adoecimento. A visão holística do homem como um ser biopsicossocial passa a ganhar espaço no ambiente laboral devido à associação positiva com o trabalho. Na tentativa de mensurar a qualidade de vida entre os trabalhadores, foi desenvolvido o Total Quality of Work Life (TQWL-42), com base no WHOQOL. Este instrumento busca avaliar os estilos de vida da sociedade contemporânea, em que o trabalho é vivenciado. Objetivo: Avaliar a associação da TQWL-42 com afastamentos por doenças e acidentes dos trabalhadores da saúde no estado do Rio Grande do Sul. Material e Métodos: Trata-se de um estudo transversal que ocorrerá pela parceria com o Programa de Saúde do Servidor do Estado do Rio Grande do Sul, da Divisão de Recursos Humanos do Departamento Administrativo (PROSER/DRH/DA) e a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (DVISAT/CVES), da SES-RS. A amostra será por conveniência de uma população de, aproximadamente, 4.000 servidores. A abordagem para coleta de dados ocorrerá por endereço eletrônico institucional, telefone ou correio, com a utilização de um questionário autoaplicável e digital, contendo o TQWL-42. A análise de dados abrangerá a codificação das respostas, tabulação dos dados e a estatística descritiva e analítica, considerando o nível de significância de 95%. Este estudo tem aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, sob parecer número 2.230.960. Resultados esperados: Reconhecer os fatores associados que podem contribuir para um processo de adoecimento ou de proteção à saúde do trabalhador e que podem contribuir efetivamente em estratégias para ampliar a QVT.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CONCULATTO, Aniara et al.. SAÚDE DO TRABALHADOR: UM OLHAR BIOPSICOSSOCIAL... In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/192458-SAUDE-DO-TRABALHADOR--UM-OLHAR-BIOPSICOSSOCIAL. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes