CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM ESCOLARES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM ESCOLARES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Autores
  • Amanda Faleiro
  • João Paulo Campos Galli
  • Kamille balzan Aguiar
  • Mariana Marques Da Silva
  • Adriana Jung Serafini
  • Luiza de Oliveira Braga Silveira
  • Márcia Salgado Machado
  • Letícia Pacheco Ribas
Modalidade
Resumo
Área temática
Extensão e Integração Ensino-Saúde
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoufcspa/191306-consciencia-fonologica-em-escolares-com-dificuldade-de-aprendizagem
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, consciência fonológica
Resumo
Introdução: Consciência fonológica (CF) é a capacidade de refletir e manipular os sons da língua, ou seja, é quando pensa-se explicitamente sobre aquilo que fala. A CF é um requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita, pois nelas manipulamos sons da fala. As dificuldades de aprendizagem são bastante frequentes em escolares, que podem ter CF rebaixada e tal achado ser uma variável que prejudica a aprendizagem da leitura e da escrita. Objetivos: Verificar o grau de CF de um grupo de escolares com queixas de dificuldades de aprendizagem. Metodologia: Realizou-se a avaliação de CF através do Instrumento CONFIAS com escolares de primeiro a terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS, com queixa de dificuldades de aprendizagem, entre 5 e 10 anos, de ambos os sexos. O estudo foi aprovado sob o CEP.1.584.201. A avaliação realizou-se em dois momentos, em sala de apoio, e de forma individual. A amostra foi composta por 51 sujeitos. Resultados e Conclusões: Dos avaliados, um total de 49,02% (25 escolares) apresentaram CF adequada de acordo com o nível de escrita. Analisando a CF dividida em silábica e fonêmica, observou-se que 19,6% (10 estudantes) tinham a CF silábica rebaixada; 25,49% (13 estudantes) tinham a CF fonêmica rebaixada; e 5,88% (3 estudantes) tinham ambas rebaixadas. Mais da metade dos sujeitos avaliados possuíam a CF rebaixada, indicando que um dos preditores da aprendizagem da leitura e escrita estava defasado. Contudo, pode-se constatar que a CF não será o único fator envolvido na aprendizagem dessas habilidades, pois além da CF, fatores sociais, de rotina e acadêmicos possuem ligação com a aprendizagem. A ação forneceu subsídio para o trabalho escolar fornecendo informações importantes para os professores e para o laboratório de aprendizagem da instituição dos escolares no desenvolvimento de atividades voltadas para estimulação de habilidades de CF.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FALEIRO, Amanda et al.. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM ESCOLARES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/191306-CONSCIENCIA-FONOLOGICA-EM-ESCOLARES-COM-DIFICULDADE-DE-APRENDIZAGEM. Acesso em: 20/07/2025

Trabalho

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