INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS FARMACÊUTICOS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS FARMACÊUTICOS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Autores
  • Lucas Balsanelli Souza
  • Andrea Wander Bonamigo
Modalidade
Resumo
Área temática
Pesquisa em nível de pós-graduação
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoufcspa/186156-integracao-ensino-servico-na-formacao-de-profissionais-farmaceuticos-para-o-sistema-unico-de-saude
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
educação em saúde, educação em farmácia, serviços de integração docente-assistencial, Sistema Único de Saúde
Resumo
INTRODUÇÃO: A formação em saúde deve ser abrangente, englobar aspectos da produção de subjetividade, de habilidades, das competências técnicas, do pensamento crítico e do adequado conhecimento dos sistemas de saúde. A integração ensino-serviço, entendida pelo trabalho articulado de estudantes, professores e trabalhadores em cenário de prática, mostra-se como possível estratégia para este fim. Contudo, pouco se tem problematizado esta integração e as suas contribuições no processo de formação superior em Farmácia. OBJETIVOS: Os objetivos deste estudo foram analisar a integração ensino-serviço durante o período de graduação em Farmácia e examinar as contribuições que as atividades de integração entre ensino e serviços públicos de saúde oferecem ao processo de formação. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo, conduzido em 2018, caracterizado como levantamento de corte transversal, no qual aplicou-se um questionário estruturado. Participaram do estudo 155 acadêmicos de cursos de Farmácia, matriculados em três universidades, duas públicas e uma privada, localizadas na região metropolitana de Porto Alegre, RS, Brasil. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Os discentes mostraram lograr benefícios das dinâmicas cotidianas em serviço. Observou-se, uma tentativa, por parte das universidades, de uma formação farmacêutica integrada às demais profissões da saúde. Houve notável participação dos discentes em atividades de vivências em cenários de prática de saúde pública, assim como participação ativa do preceptor de estágio no acompanhamento dos discentes em serviço. Ademais, faixa etária, período do curso e realização de estágios, demonstraram influenciar a percepção dos discentes frente aos conhecimentos e às habilidades para o trabalho. Tais achados contribuíram para ampliar a compreensão acerca da formação generalista de farmacêuticos e demonstraram como as formas efetivas de contato com os serviços de saúde são fatores que interferem na formação de um perfil profissional para a saúde pública. Finalmente, os resultados do trabalho fornecem subsídios ao processo de elaboração ou reformulação curricular.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Lucas Balsanelli; BONAMIGO, Andrea Wander. INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS FARMACÊUTICOS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/186156-INTEGRACAO-ENSINO-SERVICO-NA-FORMACAO-DE-PROFISSIONAIS-FARMACEUTICOS-PARA-O-SISTEMA-UNICO-DE-SAUDE. Acesso em: 04/12/2024

Trabalho

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