A INFLUÊNCIA DA VALÊNCIA E DO VOLUME DE AVALIAÇÕES ONLINE NA CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA DO PACIENTE NO MÉDICO

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
A INFLUÊNCIA DA VALÊNCIA E DO VOLUME DE AVALIAÇÕES ONLINE NA CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA DO PACIENTE NO MÉDICO
Autores
  • Bárbara Foiato Hein Machado
  • Mellina da Silva Terres
  • Kenny Basso
Modalidade
Resumo
Área temática
Pesquisa em nível de pós-graduação
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoufcspa/176981-a-influencia-da-valencia-e-do-volume-de-avaliacoes-online-na-construcao-da-confianca-do-paciente-no-medico
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
boca-a-boca; confiança; avaliações online; relação médico-paciente.
Resumo
Introdução: Com o avanço da tecnologia e a transformação da forma como os consumidores procuram por serviços, acompanha-se um número cada vez maior de pacientes que utilizam plataformas online para interação e busca de informações. Visto que a recomendação reproduzida pelo boca-a-boca ajuda a reduzir o risco percebido e a incerteza, muitos pacientes recorrem a sites de avaliações para buscar o compartilhamento de experiências antes de escolher o profissional para consultar. O boca-a-boca online, por ser baseado na experiência vívida de outros pacientes, é considerado um elemento valioso na construção da confiança, sendo esta variável reconhecida como fundamental na relação médico-paciente. Objetivo geral: analisar a construção da confiança no médico avaliado por meio das características valência e volume. Métodos: Trata-se de uma pesquisa experimental, com manipulação de avaliações do site Yelp e utilização de cenários com design entre sujeitos. Resultados parciais e Conclusões: Foi investigado o efeito da valência na confiança moderado pelo volume de avaliações, através de uma ANOVA fatorial. Observou-se que a interação entre a valência e volume apresentou um efeito significativo na confiança (F = 42,782; p<0,001), sendo que o volume alto aumentou significativamente a confiança quando a valência era alta (M = 4,1364, dp = ,98485), ou diminuiu a confiança quando a valência era baixa (M = 1,2667, dp = ,52705). Esses resultados corroboraram a hipótese proposta neste estudo, que propõe que o impacto da valência na confiança será maior (vs. menor) quando o volume for mais alto (vs. baixo). Os achados demonstram a relevância de uma maior quantidade de avaliações para fortalecer uma percepção negativa ou positiva do médico, sendo que esta última favorece um contexto para o estabelecimento da confiança. Como perspectiva, o próximo estudo busca analisar a experiência do avaliador e o conteúdo da mensagem no processo de construção da confiança.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACHADO, Bárbara Foiato Hein; TERRES, Mellina da Silva; BASSO, Kenny. A INFLUÊNCIA DA VALÊNCIA E DO VOLUME DE AVALIAÇÕES ONLINE NA CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA DO PACIENTE NO MÉDICO.. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/176981-A-INFLUENCIA-DA-VALENCIA-E-DO-VOLUME-DE-AVALIACOES-ONLINE-NA-CONSTRUCAO-DA-CONFIANCA-DO-PACIENTE-NO-MEDICO. Acesso em: 17/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes