/QUEBRA-PARÊNTESES/

Publicado em 02/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-730-9

Título do Trabalho
/QUEBRA-PARÊNTESES/
Autores
  • Erika Schwarz
  • Yasmin Cheh Shu Liang Chung
  • Gabriela Vitória Barbosa Vicente
  • Raphaela Carnaúba da Silva
  • Guilherme Corrêa Viégas
  • Giovanna Coelho Baliviera
Modalidade
Unicamp
Área temática
V PAPE-G e II SISAE: Seminário internacional de serviços de apoio aos estudantes: Permanência estudantil e conquistas nos 10 anos da lei de cotas
Data de Publicação
02/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae22/529518-quebra-parenteses
ISBN
978-85-5722-730-9
Palavras-Chave
dança contemporânea, música, escape room, interativo, espetáculo-jogo
Resumo
O projeto /quebra-parênteses/ busca elaborar um espetáculo que se sustente segundo as configurações do jogo Escape Room. Procura relacionar dança, música e objetos cenográficos em uma experiência imersiva e interativa, na qual os sujeitos participantes — intérpretes, músicos e espectadores — contribuem de forma fundamental para o desenrolar das cenas. O Escape Room é um jogo de fuga, que se passa em uma sala repleta de quebra-cabeças e enigmas. Nele, uma equipe de jogadores é presa dentro de um ambiente, onde precisam encontrar as pistas e resolver as charadas para conseguir escapar, tudo isso dentro de um tempo limite. /quebra-parênteses/ funcionará com os mesmos embasamentos de um jogo de Escape Room. Será desenvolvida uma ambientação em que os participantes serão colocados dentro de uma situação investigativa e, através das interações com os artistas e objetos em cena, tentarão resolver os enigmas propostos para conseguir dar andamento ao espetáculo. Ao apresentar como proposta um jogo em que o público assume o protagonismo juntamente com os artistas que compõem a cena, o projeto /quebra-parênteses/ coloca em questão como a dança contemporânea tem pensado as relações entre artista-espectador -- além de tocar outros assuntos como as estruturações dos espetáculos de dança nos dias de hoje e o trabalho conjunto entre dança e música. Pretende-se questionar o papel do público, e gerar uma reflexão acerca do lugar passivo em que muitas vezes são colocados os espectadores dentro de um espetáculo de dança. Por esse motivo, /quebra-parênteses/, o espetáculo-jogo trará uma experiência cooperativa e imersiva em que o espectador se torna elemento ativo na cena, passando a agir em relação a esta, para além de somente assisti-la. Desta maneira, /quebra-parênteses/ se mostra como projeto relevante, uma vez que traz a dinâmica dos jogos que são muito utilizados dentro das salas de aula de dança, mas pouco vistos nos resultados finais dos espetáculos. Através desse espetáculo-jogo, é possível ressignificar o estar em cena e trazer para dentro do Departamento de Artes Corporais da Unicamp um novo formato pelo qual a dança pode ser trabalhada. Além da reflexão sobre as relações propostas entre artista-espectador, /quebra-parênteses/ também é importante para enriquecer e trazer novos diálogos entre a dança e a música, por se tratar de um projeto experimental, em que se propõe que, dentro do espetáculo-jogo, uma dê suporte à outra e não ocorra uma relação de superioridade. O intuito é de possibilitar que as áreas da dança e da música possam desvendar caminhos para trabalhar em conjunto e em igual nível de importância. Objetivo geral: Elaborar um espetáculo de dança com configuração de Escape Room (espetáculo-jogo), que configure uma experiência imersiva, interativa e colaborativa com e entre o público. Ações realizadas: encontros semanais, laboratórios de criação, ensaios, reuniões de produção, reuniões para composição da música do espetáculo, roda de conversa/oficina, ensaios abertos, espetáculo-jogo, circulação do espetáculo-jogo. Resultados esperados: produção do espetáculo-jogo, com questionamentos sobre a relação entre artista e público, instigando o papel do último como participante da cena.
Título do Evento
Permanência Estudantil e Conquistas dos 10 anos da Lei de Cotas
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SCHWARZ, Erika et al.. /QUEBRA-PARÊNTESES/.. In: Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae22/529518-QUEBRA-PARENTESES. Acesso em: 20/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes