{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

A formação científica em todos os níveis de ensino é um princípio educativo e estratégico assumido pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) frente ao potencial de nossos estudantes. Com especificidades e finalidades próprias, a pesquisa exerce função ímpar na qualidade da educação tanto no nível médio quanto no superior. A nossa instituição, na representatividade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI), vem mobilizando esforços para consolidar a pesquisa no IFBA, fortalecendo, cada vez mais, a Iniciação Científica e Tecnológica no ensino médio, uma característica singular que o torna, neste aspecto, diferenciado em relação às universidades.

De caráter multidisciplinar, o IFBA, ao longo dos anos, tem contribuído para a produção de conhecimentos científico e tecnológico nas mais diversas áreas de desenvolvimento do país. O IFBA em sua historicidade vem, cada vez mais, ampliando seu envolvimento e promoção de pesquisas no Estado da Bahia. Atualmente, possui 32 unidades e está presente em 113 cidades da Bahia, que corresponde a 27% dos municípios baianos, atuando em 26 (vinte e seis) do total de 27 Territórios de Identidade do estado, atendendo indiretamente todos os municípios do Estado da Bahia se considerarmos que cada unidade atua como centro convergente e de expansão de ações nas áreas de educação, formação, empreendedorismo, pesquisa, inovação e desenvolvimento de tecnologias. Dessa forma, o IFBA, em sua capilaridade estrutural, tem levado educação, ciência, tecnologia e contribuído para o desenvolvimento social, ambiental, tecnológico e econômico do estado.

No âmbito da pesquisa, atualmente, a instituição conta com mais de 100 Grupos de Pesquisa credenciados no Diretório do CNPq, contendo mais de 400 Linhas de Pesquisa. Além disso, o quadro de servidores com doutorado vem crescendo de forma significativa a cada ano. É também significativa a participação dos pesquisadores da instituição junto aos programas institucionais de iniciação científica e tecnológica (PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI).

O IFBA vem expandindo suas atividades de pesquisa e ensino no âmbito da pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, atualmente a instituição possui 09 cursos Lato Sensu; 05 Programas de mestrado e 1 doutorado, além de um crescimento significativo de registros de propriedade intelectual, como patentes de inovação, software e marcas. Dessa forma, faz-se necessário um evento anual que contemple a produção de servidores e estudantes também no âmbito da Pós-Graduação e Inovação.

O Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICTI) tem uma longa trajetória no IFBA. A primeira edição do evento ocorreu em 2004 e, a partir dessa primeira experiência, foram dezesseis anos de encontros e multiplicação de saberes, oportunidades nas quais os estudantes, do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Científico e Tecnológico), PIBIC–EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino), divulgaram os seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos com seus respectivos orientadores.  

Neste ano de 2020, pela primeira vez, em versão virtual enfrentamos o desafio de divulgar a produção científica dos nossos pesquisadores em um evento intitulado o 1º Congresso da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e o XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICTI). Com o tema “Ciência e Educação para Fortalecer a Democracia e Combater as Desigualdades”, o IFBA, enquanto instituição educacional, não foge à sua responsabilidade social e resgata o espaço do diálogo em tempos de (des) construção em todos os âmbitos: social, político, econômico e educacional. Trata-se, sobretudo, da (re) afirmação de que a Ciência e a Educação são os dois pilares institucionais de luta pelos direitos humanos e o combate às desigualdades de classe, de acesso ao conhecimento e ao preconceito étnico-racial e de gênero. 

Para apresentação do cenário atual da pesquisa desenvolvida no IFBA, justifica-se a realização de um Evento que contemple as dimensões da produção acadêmica e científica. Diante disso, a PRPGI instituiu uma Comissão Organizadora com o intuito de realizar um movimento institucional de expor a sociedade à importância da pesquisa sistematizada para a comunidade baiana, e, em especial, para o desenvolvimento de regiões mais distantes dos grandes centros. Além de promover interlocuções entre os próprios agentes envolvidos em projetos institucionais de pesquisa.






{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Reitoria

Av. Araújo Pinho, 39 - Canela, Salvador - BA, 

CEP 40110-150

Telefone: (71) 2102-0490

http://www.ifba.edu.br/






{{'Não existem edições anteriores' | translate}}