OS PONTEIROS DA MEMÓRIA: UM JOGO PARA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SERGIPE

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
OS PONTEIROS DA MEMÓRIA: UM JOGO PARA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SERGIPE
Autores
  • Eliana Dias Ferreira Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e Patrimônio Cultural
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/175148-os-ponteiros-da-memoria--um-jogo-para-educacao-patrimonial-no-ensino-de-historia-em-sergipe
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, JOGOS.
Resumo
Esse trabalho objetiva apresentar a proposta de um recurso didático para trabalhar com a Educação Patrimonial. A escolha por elaborar um jogo ocorreu pelos benefícios que a atividade lúdica provoca no processo de ensino-aprendizagem. O elemento base é um monumento urbano, o Largo da Gente Sergipana, situado em Aracaju/SE. O Largo conta com nove manifestações culturais de Sergipe, sendo elas Lambe-sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Barco de Fogo, Reisado, Marujada, Taieiras e São Gonçalo. Esse objeto de estudo, traz a fusão de elementos essenciais ao estudo de história. O jogo proposto foi denominado “Os Ponteiros da Memória: Um Jogo para Educação Patrimonial no Ensino de História em Sergipe”. Será confeccionado com materiais reutilizáveis, para trabalhar a questão ambiental e os impactos do descarte do lixo no meio ambiente, tendo como tema central a educação patrimonial e transversal à educação ambiental, voltado ao Ensino Fundamental II. O produto dialoga com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com a Base Nacional Comum Curricular, nos quais o Ensino de História pode levar o aluno a estabelecer relações e produzir reflexões sobre culturas, espacialidades e temporalidades variadas através da construção de noções que contemplem os seus valores e os de seu grupo. Sobre Educação Patrimonial utilizaremos Nora (1993), Pelegrini (2007), Hall (2005), para cultura usaremos Albuquerque Júnior (2007), Selva Guimarães (2013) e Rusen (2006) são a ancora sobre Ensino de História, o conceito de jogo será pautado em Huizinga (1971). Para educação ambiental usaremos a carta de Belgrado (1975) e Constituição Federal (1988). Espera-se contribuir para a Educação Patrimonial no Ensino de História através das manifestações culturais sergipanas.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Eliana Dias Ferreira. OS PONTEIROS DA MEMÓRIA: UM JOGO PARA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SERGIPE.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/175148-OS-PONTEIROS-DA-MEMORIA--UM-JOGO-PARA-EDUCACAO-PATRIMONIAL-NO-ENSINO-DE-HISTORIA-EM-SERGIPE. Acesso em: 09/09/2024

Trabalho

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