TRABALHANDO O CONCEITO DE COMUNISMO NA SALA DE AULA A PARTIR DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
TRABALHANDO O CONCEITO DE COMUNISMO NA SALA DE AULA A PARTIR DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Autores
  • Cleverson José Catore da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Saberes no Espaço Escolar
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/175088-trabalhando-o-conceito-de-comunismo-na-sala-de-aula-a-partir-da-educacao-historica
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Comunismo, Consciência Histórica, História dos conceitos.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de comunismo e pensar estratégias didáticas para se trabalhar este conceito em sala de aula. Tal discussão torna-se relevante na atual conjuntura mundial e nacional, onde a polarização política acirrou-se nos últimos anos. Dentro e fora da sala de aula o conceito de comunismo, tal qual um espectro, ronda a narrativa histórica para justificar a defesa de determinados grupos políticos que veem o próprio como uma ameaça à pátria, a família e outras instituições sociais. Por sua vez, as redes sociais - tais como o facebook, instagram, twitter e youtube - exercem uma grande influência sobre a maneira com que os (as) estudantes e os indivíduos em geral (res)significam o conceito de comunismo tratado em sala de aula, sendo que tais narrativas se contrapõem muitas vezes com a interpretação histórica do tema. Dentro deste contexto, há uma diferença entre o que se ensina na sala de aula e o que se aprende sobre o comunismo por parte dos (as) estudantes em suas relações cotidianas. Dessa forma, tais narrativas tendem a ter influência direta no trabalho do (a) docente de história que atua no ensino fundamental e médio, onde os mesmos muitas vezes são taxados de “doutrinadores” por parte daqueles que negam a historicidade dos fatos. Para trabalhar o tema, adotamos a proposta teórica do pensador alemão Jörn Rüsen, que entende que a consciência histórica pode ser desenvolvida em vários níveis e, portanto, o aprimoramento desta colabora para que o sujeito histórico interprete a realidade com maior propriedade. A sala de aula, embora não exclusivamente, é o lugar onde tal consciência pode ser desenvolvida em maior nível, evitando assim os riscos de interpretações ou narrativas que fujam à própria história do aludido conceito e, portanto, da verdade.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Cleverson José Catore da. TRABALHANDO O CONCEITO DE COMUNISMO NA SALA DE AULA A PARTIR DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/175088-TRABALHANDO-O-CONCEITO-DE-COMUNISMO-NA-SALA-DE-AULA-A-PARTIR-DA-EDUCACAO-HISTORICA. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

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