“AFINAL, QUEM SOU EU?” – A POTENCIALIDADE DA HISTÓRIA ESCOLAR NA MEDIAÇÃO DE SABERES E SEU PAPEL NA REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
“AFINAL, QUEM SOU EU?” – A POTENCIALIDADE DA HISTÓRIA ESCOLAR NA MEDIAÇÃO DE SABERES E SEU PAPEL NA REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Autores
  • Flavio Braga Mota
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino e História Local
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/175055-afinal-quem-sou-eu--a-potencialidade-da-historia-escolar-na-mediacao-de-saberes-e-seu-papel-na-reflexao-e-co
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Ensino de história, História local, Memória e identidade, Relações étnico-raciais, Cidadania e identidade social, Favela
Resumo
A pesquisa é uma síntese de práticas de ensino/aprendizagem desenvolvidas, bem como a análise destas, realizada com estudantes de turmas de 7° e 8° anos da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, no bairro de Costa Barros, na cidade do Rio de Janeiro, durante o primeiro semestre de 2018. Tais práticas utilizaram as orientações curriculares pertinentes a cada ano de ensino para a discussão e reflexão identitárias, tendo como foco os eixos étnico-racial e social. O "método da cartografia" (Barros; Kastrup, 2014), que consiste em acompanhar processos, auxiliou na apreensão e tratamento dos dados. A pesquisa investigativa, método sugerido por Cruz, Battestin e Gigghi (2013), visava aproximar os alunos do conteúdo trabalhado nas aulas a partir de suas referências. Com isso, o "lugar de fronteira" no qual o ensino de História está inserido (Monteiro; Pena, 2011) promove o diálogo, a troca e o reconhecimento das diferenças ao utilizar estas referências discentes para a aproximação entre alunos e História escolar. Tópicos como a importância dos griots para diversas sociedades africanas, no 7° ano, e as mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro durante o Período Joanino, no 8° ano, serviram como estímulo às pesquisas sobre a origem e características de alguns dos bairros e favelas próximas à escola. Seu resultado auxiliou na apreensão dos conteúdos e colaborou para a discussão e reflexão sobre aspectos identitários destes alunos, que, mesmo amparada por lei (como ocorre com a temática étnico-racial), ainda são negligenciados ou tratados superficialmente por muitos professores na Educação Básica.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOTA, Flavio Braga. “AFINAL, QUEM SOU EU?” – A POTENCIALIDADE DA HISTÓRIA ESCOLAR NA MEDIAÇÃO DE SABERES E SEU PAPEL NA REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/175055-AFINAL-QUEM-SOU-EU--A-POTENCIALIDADE-DA-HISTORIA-ESCOLAR-NA-MEDIACAO-DE-SABERES-E-SEU-PAPEL-NA-REFLEXAO-E-CO. Acesso em: 09/09/2024

Trabalho

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