O USO DE CARTAS COLONIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA – UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO COMERCIANTE DE GROSSO TRATO FRANCISCO PINHEIRO

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
O USO DE CARTAS COLONIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA – UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO COMERCIANTE DE GROSSO TRATO FRANCISCO PINHEIRO
Autores
  • DIEGO DANILO RIZZI
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Diferentes Linguagens
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/175034-o-uso-de-cartas-coloniais-no-ensino-de-historia--um-estudo-de-caso-a-partir-do-comerciante-de-grosso-trato-franc
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Ensino de história, Francisco Pinheiro, Período colonial
Resumo
O tema versa sobre a possibilidade de trabalho com uso de documentação primária para ensino de história, a partir de cartas entre o comerciante português Francisco Pinheiro e seus agentes comerciais espalhados pela América portuguesa na primeira metade do século XVIII. Esta documentação depositada no Arquivo Real de São José, em Lisboa, fora compilada na década de 1970 por Luís Lisanti Filho e financiada pelo Ministério da Fazenda do Brasil e organizada em 5 volumes na obra Negócios Coloniais. Fonte muito rica para identificar as relações comerciais, pode servir de importante subsídio para o estudo de história colonial em sala de aula, pois considera a visão dos agentes comerciais inseridos na dinâmica daquilo que entendemos como sistema colonial. Cabe lembrar que, quando tal tema é trabalhado, percebe-se uma visão quase que mecânica entre metrópole e colônia, não cabendo espaço para as especificidades ou estudos de caso. Neste sentido, a dissertação buscará trabalhar as relações coloniais entre Brasil e Portugal a partir do caso deste comerciante de grosso trato; identificar, a partir da documentação, elementos estruturantes do chamado sistema colonial; e problematizar o conceito “sistema colonial” a partir de evidências que tornam as tramas comerciais e políticas mais vivas, frente às definições engessadas nos materiais didáticos. Como proposta de ferramenta pedagógica, propor-se-á a criação de um jogo interativo para que os alunos possam trabalhar com a documentação e produzir um saber específico sobre o período delineado. Inicialmente, esta ferramenta pedagógica aplica-se ao 7º ano do Ensino Fundamental.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIZZI, DIEGO DANILO. O USO DE CARTAS COLONIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA – UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO COMERCIANTE DE GROSSO TRATO FRANCISCO PINHEIRO.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/175034-O-USO-DE-CARTAS-COLONIAIS-NO-ENSINO-DE-HISTORIA--UM-ESTUDO-DE-CASO-A-PARTIR-DO-COMERCIANTE-DE-GROSSO-TRATO-FRANC. Acesso em: 09/09/2024

Trabalho

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