CAMINHOS POSSÍVEIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: AUTOBIOGRAFIAS ESCRAVAS

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
CAMINHOS POSSÍVEIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: AUTOBIOGRAFIAS ESCRAVAS
Autores
  • Ana Luiza Neves de Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Relações Étnico Raciais
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/175021-caminhos-possiveis-para-uma-educacao-antirracista---autobiografias-escravas
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Antirracista, Autobiografias escravas, Educação
Resumo
A construção do imaginário da escravidão nas Américas foi fundamentada em estereótipos e fórmulas gerais que delegaram ao negro o papel de passividade no processo de escravização. Mesmo com os avanços nos campos da pesquisa histórica, sociológica e antropológica, e a instituição da Lei 10.639/03, a visão tradicional de inferioridade africana e do negro na América ainda é uma realidade nas escolas brasileiras. O ensino de história permanece cercado de incertezas e de tentativas rasas de adequação à Lei, com feiras temáticas, semanas sobre diversidade e dia do índio, formas superficiais que colaboram para a folclorização e para o fetichismo do ‘exótico’. Apresentar novas perspectivas que valorizam a cultura negra e africana nas escolas é um dos passos para a construção de uma educação antirracista e que respeite a diversidade. Baseado nessa perspectiva o presente trabalho pretende demonstrar algumas possibilidades na desconstrução desse discurso hegemônico, utilizando a análise da vida de um escravizado cubano, poeta e que escreve seu próprio relato sobre a escravidão e a sociedade cubana. A autobiografia de Juan Francisco Manzano será utilizada como potencialidade na tentativa de romper com uma estrutura eurocêntrica do ensino de história sobre os corpos negros durante o processo de escravização. A seguinte análise resultou na elaboração de uma nova perspectiva sobre o processo de escravidão nas Américas, materializada em uma série de planos de aula e atividades que pretendem valorizar a identidade e a cultura negra em termos estruturais e romper com as bases eurocêntricas no ensino de história na sociedade brasileira.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Ana Luiza Neves de. CAMINHOS POSSÍVEIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: AUTOBIOGRAFIAS ESCRAVAS.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/175021-CAMINHOS-POSSIVEIS-PARA-UMA-EDUCACAO-ANTIRRACISTA---AUTOBIOGRAFIAS-ESCRAVAS. Acesso em: 09/09/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes